fbpx

A tecnologia e a EaD (Parte 1)

Quer saber mais sobre o avanço da tecnologia e a EaD? O CPET preparou este artigo especialmente para você!

A tecnologia se desenvolveu muito nas últimas décadas. A partir dela, entramos em uma nova era: a era digital. Tanto o mundo virtual quanto a tecnologia estão tão entrelaçadas hoje em dia que é quase impossível pensar e falar de uma sem se lembrar ou mencionar a outra.

Em nossa sociedade, essas duas esferas contribuem imensamente para o desenvolvimento da vida humana. Elas estão na medicina, na engenharia, no direito e, claro, na educação.

Na verdade, a tecnologia trouxe novas e incríveis possibilidades para a educação. Graças a ela, inúmeros instrumentos e equipamentos auxiliam e potencializam atualmente o aprendizado e a disseminação do conhecimento, sobretudo em relação à Educação a Distância.

Esse artigo possui três partes. O Centro de Profissionalização e Educação Técnica (CPET) organizou esse artigo para demonstrar que como a tecnologia e a educação a distância estão intimamente ligadas.

Os avanços da tecnologia e a EaD nas últimas décadas

Atualmente, quase todos os brasileiros sabem ou possuem o que é smartphone; ou seja, um celular com alta capacidade interativa e ampla conectividade à internet e a outros equipamentos. Com esse tipo de celular, é possível acessar sites, utilizar aplicativos de comunicação, usar várias ferramentas profissionais e de entretenimento.

No entanto, apesar de comum hoje, essa tecnologia é recente. Na verdade, os próprios celulares são novos quando comparamos com a história humana – mesmo os computadores entre nessa lógica.

Como seu nome diz, um computador foi desenvolvido para “computar”; ou melhor, para fazer cálculos e decifrar enigmas utilizados na Segunda Guerra Mundial. Alan Turing (1912-1954) foi considerado seu inventor. Mas esse mecanismo possui contribuição de várias outras personalidades.

Desde então, o desenvolvimento não parou. A cada década, os computadores mais que dobraram sua capacidade de processamento e reduziram seu tamanho. O que antes necessitava de uma sala toda, hoje cabe na palma de sua mão.

Tecnologia e a EaD: Existia EaD antes do computador?

Muitas pessoas acreditam que a educação a distância é recente e que só existe por causa de computadores e celulares. Mas, a educação a distância já existia bem antes dos computadores.

No século XIX, já existiam diversos cursos com certificado e oferecidos por instituições renomadas por meio de cartas. Ou seja, existia até cursos universitários por correspondência. Os estudantes recebiam apostilas e podiam até trocar carta com professores e tutores.

Décadas depois, com a invenção do rádio e da televisão, a educação a distância se disseminou ainda mais. O rádio oferecia não apenas entretenimento, como músicas e novelas, mas também uma série de palestras, entrevistas e cursos.

Ficou com alguma dúvida sobre tecnologia e a EaD? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
6 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa