fbpx

A formação profissional e o mercado de trabalho

Segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a atividade do setor industrial é considerada vital para a economia de todos os países porque, além de gerar empregos, também contribui para o crescimento do PIB, além de favorecer a formação profissional e o mercado de trabalho.

De acordo com essa entidade, a indústria brasileira emprega cerca de 9,7 milhões de trabalhadores, o equivalente a 20,4% dos empregos oficiais do país. Entre eles, só a indústria de transformação tem 6,8 milhões, o que faz a formação profissional e o mercado de trabalho serem ainda mais importantes.

A renda dos empregados com formação profissional e técnica é 20% superior à de empregados com nível socioeconômico semelhante e que possuem apenas o ensino médio completo, o que contribui para o aumento da renda per capita dos brasileiros, por isso é importante a formação profissional e o mercado de trabalho.

A formação profissional e o mercado de trabalho

A indústria é um setor que busca constantemente alcançar alta produtividade com menor custo, o que só pode ser alcançado com inovação, investimento em tecnologia e profissionais qualificados e capacitados. Com o desenvolvimento da tecnologia, os profissionais devem trilhar esse caminho e se tornar mais profissionais.

Os especialistas dizem que as indústrias-chave da manufatura devem se desenvolver para poder usar da forma mais eficiente as possibilidades oferecidas pelas novas tecnologias, formação profissional e o mercado de trabalho. Ele também alerta que as pessoas erroneamente reconhecem que novas tecnologias, como máquinas e robôs, estão cada vez mais sendo empregadas em empregos, o que fez com que a taxa de desemprego no país aumentasse.

É uma análise que deve ser feita por outro ângulo além da formação profissional e o mercado de trabalho. O investimento em novas tecnologias em diversos setores tem permitido produzir mais produtos com menor custo. Com isso, as vendas aumentaram e, eventualmente, novos empregos foram criados. A conclusão na maioria dos departamentos é que as novas tecnologias criarão mais empregos em vez de desemprego.

Os profissionais que desejam ter sucesso nesta área precisam ter formação profissional e o mercado de trabalho, atualizados e se adaptar às novas realidades tecnológicas. Ele lembrou que uma das maiores limitações do desenvolvimento social é a falta de pessoas bem treinadas.

Temos um grande número de desempregados sem qualificação à procura de trabalho, mas todos sabemos a importância e a necessidade do investimento ativo em programas de formação e qualificação profissional, principalmente na área industrial, visando revigorar o mercado de trabalho e atender as expectativas da sociedade. A indústria representa 20,4% do PIB brasileiro. Representa 69,2% das exportações de bens e serviços, bem como 69,2% do investimento empresarial em pesquisa e desenvolvimento.

Além disso, além da receita da Previdência Social, responde por apenas 33% dos tributos federais. Nesse setor, a cada 1,00 real, a economia brasileira vai produzir 2,43 reais, ou seja, é importante formação profissional e o mercado de trabalho para cooperar cada vez mais com a economia e a sociedade.

Nesse sentido, a formação profissional e técnica é um imenso aditivo perante o mercado de trabalho. Ora, com tantas pessoas desempregadas, infelizmente, as melhores vagas serão destinadas àquelas pessoas com melhor qualificação profissional.

Por conta disso, o Centro de Profissionalização e de Educação Técnica (CPET) investe e disponibiliza excelentes cursos de qualificação e materiais para a formação e atualização profissionais. Com isso, nossos alunos podem se posicionar melhor no mercado de trabalho e fugir das tristes estatística de desemprego que nosso país enfrenta.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
2 de junho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa