fbpx

8 diferentes tipos de tecnologias para EAD

Você quer saber mais sobre as tecnologias para EAD? Confira em nosso blog algumas delas e fique por dentro.

A educação a distância é uma forma de ensino que usa a tecnologia como intermediária no processo de aprendizagem e ganha cada vez mais adeptos.

Tenha em mente que internet acaba por ser de fácil acesso, como resultado, proporcionou crescimento para essa área de educação, que usa funções virtuais interativas para conectar instituições de ensino e alunos.

Neste sentido, veja artigo, para saber diferentes tipos de tecnologias para EAD.

8 diferentes tipos de tecnologias para EAD

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

1. Plataforma para hospedagem de curso online (LMS)  

Um Learning Management System (LMS) é um software para o gerenciamento, distribuição e medição dos programas de ensino online.

Em suma, permite que o material didático seja entregue a diferentes tipos de público (desde cursos online até capacitações em tempo real).

Além disso, a maioria dos LMSs atuais também podem ser acessados ​​via smartphone.
Outra coisa, um LMS acaba por ser verdadeiro coração do EAD e é o melhor quando é escalável e flexível, ou seja, capaz de se adaptar à evolução contínua das necessidades do usuário.

2. Chats e fóruns

O chats e fóruns é uma a seção do EAD dedicado à discussão entre os usuários, na qual é criada uma comunidade virtual de pessoas com um interesse ou necessidade comum.

É uma área dividida em tópicos e subseções, nas quais geralmente é nas quais um professor é capaz de tirar as dúvidas dos alunos.

Os alunos podem abrir novos tópicos, responder aos existentes e interagir com outros alunos por meio de mensagens privadas ou, em alguns casos, o chat do fórum.

Alías, cada usuário possui um perfil privado, que corresponde a um nome de usuário e um avatar.

3. Ambiente virtual de aprendizagem (AVA)

O ambinete virtual de aprendizagem (AVA) indica exatamente isso: um espaço virtual onde você ensina e aprende à distância, de acordo com métodos particulares.

Na AVA, a aprendizagem (aulas ou cursos de formação) é organizada em uma plataforma ou portal de eLearning, ou por meio de um site dedicado. Seja qual for a forma, o sistema de AVA torna possível:

  • A interação entre professor e aluno, à distância
  • O upload e consulta de conteúdos via internet
  • A administração de um moderador.

4. Vide aulas

A vide aulas é uma das ferramentas mais usadas e é uma das tecnologias para EAD.

Uma instituição de ensino online, apresenta conteúdos que remetem às diferentes áreas temáticas características de cada curso através de vídeos.
Além disso, a vide aulas é complementada por documentos de apoio didático (slides, normas, gráficos, estatísticas, bibliografias e etc).

5. Videoconferência

Uma videoconferência é a transmissão síncrona de áudio e vídeo pela Internet, graças à qual duas ou mais pessoas se comunicam em tempo real.

Aliás, é um software baseado em navegador ou instalado localmente é usado para a transmissão.

Além disso, o aparelho (computador, tablet ou smartphone) deve possuir câmera de vídeo e microfone.

6. Podcast

O podcast registra e grava áudio e outros formatos de conteúdos digitais e os sincroniza como uma apresentação multimídia.

Mais do que isso, o curso é transmitido ao vivo pela internet ou disponibilizado depois da gravação.

7. Webconferência

Uma webconferênica recorre a um navegador de internet com elementos visuais e uma conferência de áudio para o aprendizado.

Além disso, os alunos são capazes de visualizar e receber gráficos, adicionar texto, visualizar páginas da web, distribuir documentos e recorrer a chats.

Aliás, a classe também é capaz de interagir entre si para elaborar um conteúdo compartilhados no decorrer do curso.

8. Bibliotecas digitais

Boa parte cursos online fornecem uma biblioteca virtual que contém livros e notas de aula digitais como um suplemento ao curso.

Esses materiais são normalmente apontados pelo professor e formam a base bibliográfica geral para a realização do curso.

A fim de cumprir às carências dos alunos e fornecer materiais utilizáveis ​​quando eles precisam, as instituições de ensino que oferecem cursos à distância possuem um grande acervo virtual.

Daí alunos são capazes de baixar os materiais de aprendizagem e de consultoria em gratuitamente.

E aí, achou bacana este conteúdo sobre diferentes tipos de tecnologias para EAD? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

🔗 www.cpet.com.br 

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
4 de fevereiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa