fbpx

8 Dicas para se destacar no mercado de trabalho

Com as taxas de desemprego em níveis altos, encontrar um emprego é sempre difícil. Em um mercado de trabalho competitivo, todos os detalhes são importantes, desde sua carta de apresentação até uma nota de agradecimento pós-entrevista. Quando você é um único candidato a emprego em meio a uma grande multidão de candidatos, qualquer vantagem que possa aproveitar para se destacar no mercado de trabalho o ajudará a conseguir o emprego.

Quando a competição é acirrada, é mais difícil encontrar um novo empregador – mas isso não significa que conseguir seu próximo emprego seja impossível. Experimente essas dicas a seguir como guia para ter melhor desempenho na busca de empregos em um mercado de trabalho acirrado. Para isto, entendamos o conceito:

O que é um mercado de trabalho competitivo?

Um mercado de trabalho competitivo é uma referência ao número de pessoas que se candidatam a uma vaga. Quando muitas pessoas estão desempregadas e todas procurando um emprego ao mesmo tempo e há mais pessoas à procura de emprego do que vagas disponíveis para preencher, esse é um mercado de trabalho competitivo.

Para se destacar no mercado de trabalho existem muitas opções, por isso listamos aqui uma série de dicas que podem te auxiliar a encontrar um novo caminho profissional.

8 Dicas para se destacar no mercado de trabalho

Inicialmente, você precisa se destacar no mercado de trabalho da concorrência e aqui estão alguns conceitos que você deve ter em mente ao embarcar em sua procura de emprego durante esse período.

Paciência

Quando se trata de procurar emprego e se destacar no mercado de trabalho, ser paciente é difícil – especialmente se você estiver desempregado. Mas a paciência é especialmente importante. Provavelmente, devido a pandemia, existe uma demora mais do que o normal para ser contratado, então defina suas expectativas de acordo com a conjuntura e faça o que puder para não se desesperar enquanto procura um emprego.

Aperfeiçoe sua apresentação pessoal

Agora, talvez mais do que nunca, apresentar-se de maneira positiva aos empregadores em potencial é essencial para se destacar no mercado de trabalho. Não, isso não significa apenas vestir-se adequadamente para uma entrevista em vídeo (embora isso seja importante). Você também precisa ter certeza de que seu currículo está em boas condições.

Um dos erros de currículo mais comuns são erros ortográficos e gramaticais, que podem gerar uma exclusão imediata, não importa o quão qualificado você seja para o trabalho. Lembre-se de editar seu currículo e pedir a outra pessoa que o analise. Você pode até mesmo avançar para o próximo nível e obter um redator de currículo profissional para assumir as rédeas.

Além disso, para se destacar no mercado de trabalho, não perca suas habilidades de comunicação ao se conectar com empresas. Por exemplo, seus e-mails devem ser profissionais e sem erros de digitação. O que pode parecer um pequeno erro pode te afastar uma empresa durante este período de alta competição.

Impressione na entrevista

Impressionar na entrevista pode fazer você se destacar no mercado de trabalho

Atualmente, muitas empresas estão realizando entrevistas de emprego em vídeo. Nessas entrevistas, pode ser difícil mostrar sua personalidade, entusiasmo e potencial. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a se vender e a se destacar no mercado de trabalho:

  • Descubra o local perfeito: encontre um lugar tranquilo e luminoso que possa configurar, desligue todas as distrações e use a pré-visualização do vídeo para testar a iluminação;
  • Vista-se para o sucesso: embora você não precise usar um terninho completo para uma entrevista de vídeo, é importante estar elegante. Vista-se como você, mas opte por roupas limpas e simples;
  • Mostre sua energia, mas seja autêntico: não exagere com sua ansiedade; em vez disso, seja você mesmo e encontre oportunidades para mostrar seu entusiasmo. Por exemplo, dê uma recepção calorosa e mostre sua gratidão no início da chamada.
  • Considere suas respostas não verbais: a maneira como você responde às perguntas da entrevista é importante, mas quando você está em uma entrevista virtual, o contato visual é fundamental. Sorria e projete sua voz com confiança.

Assim que terminar a entrevista, não se esqueça de enviar um agradecimento. Um simples e-mail pode ajudá-lo a garantir o emprego e é um ponto importante para se destacar no mercado de trabalho.

Atente-se às redes sociais

Como o empregador pode não conseguir encontrá-lo na vida real, ele pode estar mais inclinado a recorrer ao Google para preencher os espaços em branco. É por isso que é tão importante estar sempre de olho no seu “eu online”. Comece fazendo uma auto-auditoria, que inclui uma rápida pesquisa no Google de seu nome para ver o que aparece.

O LinkedIn provavelmente será um dos primeiros resultados do Google, então comece por aí. Garanta que seu perfil do LinkedIn se destaque com uma foto profissional, um título atraente e um poderoso resumo do perfil, esse simples fato, pode lhe ajudar muito a se destacar no mercado de trabalho.

Você também pode fortalecer seu perfil, pedindo conexões para deixar uma recomendação. Fale com aqueles com quem você trabalhou e ofereça-se para deixar uma recomendação em troca. Depois de abordar o LinkedIn, dê uma olhada em suas contas de mídia social e quaisquer outros perfis ou sites que possam aparecer com seu nome.

Impulsione sua rede

impulsione sua rede para se destacar no mercado de trabalho

Sua marca pessoal, experiência e educação são importantes – mas quem você conhece pode ser a chave para desbloquear sua próxima oportunidade de trabalho. Você pode pesquisar eventos virtuais ocorrendo em seu ramo e encontrar fóruns online, encontros digitais gratuitos e até feiras de empregos virtuais.

Você também pode fazer novas conexões por meio do LinkedIn, Twitter e outras formas de mídia social para se destacar no mercado de trabalho. Ou, se você quiser se encontrar com uma conexão existente, seja criativo e proponha um encontro virtual para um café. Agende uma ligação pelo Zoom ou similar, sirva-se de uma xícara de café e coloque a conversa em dia.

Trabalho voluntário e estágios

Você pode usar trabalho freelance, trabalho voluntário, experiência de voluntariado ou estágios para completar seu currículo para se destacar no mercado de trabalho e ocupar seu tempo se estiver desempregado.

Aprenda

Aprender uma nova habilidade, idioma ou obter uma certificação pode ajudar a alavancar seu currículo. Existem opções e oportunidades aparentemente infinitas para o aprendizado. Aqui no CPET dispomos de recursos que podem ajudar a se destacar no mercado de trabalho. Ao fim do artigo, considere acessar os links que estarão disponíveis.

Seja flexível

Muitos profissionais passam anos mapeando suas carreiras, mas em momentos como este, é fundamental ser flexível. Isso não significa que você precise mudar todo o seu plano de carreira, mas reserve um tempo para avaliar suas habilidades e pensar em outros planos para se destacar no mercado de trabalho – mesmo que apenas temporariamente.

Você pode não encontrar o emprego dos seus sonhos agora, mas é importante ter paciência, ser flexível e fazer o que puder para se destacar na concorrência nesses momentos. Como se costuma dizer: “Isso também passará.”

Conheça-nos em cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
25 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa