fbpx

7 Motivos Para Optar Pelos Cursos Técnicos

Entenda os benefícios que estão envolvidos na escolha dos Cursos Técnicos como porta de entrada mais rápida para o mercado de trabalho.

Quem procura uma formação de curso técnico está mais próximo de conseguir um emprego do que as pessoas que saem do ensino médico sem uma especialização técnica.

Além disso, conquistar um certificado para obter um registro profissional para atuar na área técnica escolhida é a maneira mais rápida de construir uma carreira do que a graduação.

Os profissionais técnicos são cada vez mais valorizados no Brasil, com maiores ofertas de trabalho e excelentes salários, mesmo que no nível iniciante, normalmente chamado de Técnico Junior.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC) existem 185 modalidades diferentes de cursos técnicos oferecidos em todo país, distribuídos em 12 áreas de atuação.

A principal característica do curso técnico é formar um profissional teórico e principalmente prático na profissão escolhida.

Por esses motivos, somente em 2019, mais de 660 mil alunos do ensino médio também estavam fazendo uma especialização de nível técnico.

Porém, como o mercado de trabalho está sendo aquecido novamente, com abertura gradual das atividades comerciais e empresariais por causa das campanhas de vacinação no combate à pandemia, milhares de novas vagas de emprego estão sendo reabertas.

Somente em 2021, foram preenchidos mais de 1 milhão de novos postos de trabalho com carteira assinada no Brasil.

Esses já são grandes motivos para você escolher os cursos técnicos e obter uma especialização profissional.

Quando surgiu o ensino técnico no Brasil?

Em 1906, o então Presidente Nilo Peçanha iniciou um pequeno projeto, se comparado aos dias atuais, assinando o decreto n° 787, de 11 de setembro, criando quatro escolas profissionais no Rio de Janeiro: Campos, Petrópolis, Niterói, e Paraíba do Sul.

Além disso, já em 1909 também assinou o Decreto nº 7.566 em 23 de setembro, criando 19 “Escolas de Aprendizes e Artífices”.

A partir daí, o ensino especializado era mais focado em áreas específicas direcionado para alguns postos de trabalho.

Foi quando em 1942, com o Decreto-Lei nº 4.073, chamado de Lei Orgânica do Ensino Industrial, os cursos técnicos de perfil mais industrial.

Nesse mesmo ano, foi criado o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAC) para atender a demanda de novos alunos.

Diferença entre cursos técnicos e cursos de graduação

Existem diferenças mais atraentes entre cursos técnicos e graduações, para o aluno que deseja ingressar no mercado de trabalho mais rápido e com possibilidade de remuneração surpreendente para uma pessoas que acabaram de sair do ensino médio.

A diferença no investimento financeiro é muito grande quando se trata de escolher um curso técnico.

Alguns cursos de graduação podem custar até cinco vezes mais que cursos técnicos capazes de acelerar sua conquista por trabalho, muitas das vezes pelo primeiro emprego.

O tempo de curso é outra diferença que chama a atenção.

Enquanto que um curso técnico dura entre 1 a 2 anos, uma graduação pode durar 4 ou 5 anos.

Alguns cursos de graduação duram até mais tempo.

Isso já faz muita diferença, quando o aluno deseja conseguir um emprego mais rápido e começar realizar seus sonhos, construindo sua carreira profissional primeiro que os formados no ensino superior, que ingressaram na faculdade no mesmo ano que o aluno do ensino técnico.

Como os cursos técnicos possuem um foco direcionado para o aprendizado prático nas suas áreas de atuação, mantendo o mesmo nível nas matérias teóricas, as oportunidades de emprego são muito maiores do que para profissionais graduados.

Um curso técnico, sem dúvida, é a maneira mais rápida de conseguir seu primeiro emprego e a melhor forma de alcançar um ótimo salário mesmo iniciante em uma nova função.

7 motivos para optar pelos cursos técnicos

Se você deseja aprender uma especialização profissional de nível técnico e ter a possibilidade de atuar em grandes empresas e ganhar excelentes salários, vou apresentar para você 7 motivos para escolher um curso técnico hoje.

Aprendizado prático

O destaque dos cursos técnicos, que facilita o acesso dos alunos para o mercado de trabalho, é o conteúdo ministrado com ensinamentos práticos aliados a uma teoria completa.

A mão-de-obra gerada através dos cursos técnicos é muito procurada por empresas que desejam melhorar seus processos produtivos de maneira geral.

Excelente preço

O investimento em cursos técnicos fica muito mais em conta do que pagar uma faculdade por no mínimo 4 anos.

Na especialização técnica, o aluno investe menos e tem mais possibilidades de começar a trabalhar em menos tempo que na graduação, com cursos que duram entre 1 a 2 anos apenas.

Retorno financeiro

Se já não fosse o bastante economizar e muito com a escolha por um dos cursos técnicos, o retorno financeiro acontece de maneira mais rápida também.

Um dos motivos é que um profissional técnico é mais bem remunerado que um profissional sem especialização técnica.

Possibilidade de fazer estágio antes de concluir o curso

É bem comum, profissionais de ensino técnico conseguirem estágios antes de conseguir o certificado de conclusão.

Além disso, uma grande parte desses profissionais são aproveitados pelas empresas e, quando formados, já conseguem promoção financeira trabalhando na área onde se especializaram.

Oportunidade de trabalho

Um profissional de nível técnico tem muitas possibilidades de atuação em diferentes nichos de mercado.

As empresas, por sua vez, possuem muito mais vagas para técnicos do que para graduados.

Especialização para escolher melhor a graduação

Quem escolhe a formação técnica consegue avaliar melhor a possibilidade de fazer uma graduação depois que começa adquirir experiência no trabalho.

Dessa forma, suas chances de escolher uma graduação e se frustrar são muito reduzidas.

Melhores chances de passar em concursos

Não é de agora que muitos concursos públicos abrem editais para preencher vagas de nível técnico.

A formação técnica é uma excelente porta de entrada para trabalhar em excelentes empresas, concursado, garantindo a estabilidade profissional e financeira tão desejada por muitas pessoas em nosso país.

Formatos de cursos técnicos

Qualquer aluno do ensino médio pode fazer algum dos cursos técnicos, porém existem alguns formatos ou modalidades para tomar uma decisão.

Os cursos técnicos podem ser realizados durante o ensino médio ou depois.

O que não muda nos dois casos, é que o aluno consegue seu certificado de conclusão com o ensino médio concluído ou terminando ao mesmo tempo.

Depois de explicar essa parte, você deve optar por fazer um curso presencial ou um curso técnico a distância.

Na modalidade presencial, você faz seu curso técnico com a grade curricular já adaptada se o seu curso estiver integrado na mesma instituição onde faz o ensino médio.

Você também pode optar por fazer o curso técnico em outra instituição de ensino.

No formato a distância você estuda no conforto e segurança da sua casa, com um acesso a internet.

Cursos técnicos mais procurados atualmente

Cursos técnicos mais procurados atualmente

Acompanhe abaixo uma lista com os 3 dos cursos técnicos mais procurados no ano de 2020, segundo informação do SENAI.

Técnico em Mecânica

O profissional técnico em mecânica está envolvido no desenvolvimento de peças para equipamentos além da manutenção em sistemas automatizados.

Técnico em Edificações

Preparado para atuar tanto em canteiro de obras como em escritório auxiliando engenheiros e fiscalizando obras, o técnico em Edificações pode gerenciar sua própria equipe e montar sua própria empresa.

Técnico em Eletrotécnica

É responsável por projetar, instalar e fazer manutenção em sistemas elétricos nas indústrias, prédios e residências.

Ficou com alguma dúvida?

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
27 de setembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa