fbpx

7 motivos que motivam a evasão de alunos em cursos online

A porcentagem de evasão de alunos e abandono escolar é algo que incomoda o cenário de aprendizagem online ou presencial. O sistema educacional ainda precisa melhorar e identificar suas deficiências.

Portanto, se você faz parte ou deseja entrar no mercado de cursos online, confira nosso artigo e descubra o que motiva a evasão de alunos em cursos online. Dessa forma, você pode reduzir bastante sua taxa de evasão e aumentar sua autoridade no mercado de ensino.

Continue a leitura e entenda mais sobre o assunto!

O que é evasão de alunos no EAD?

A evasão de alunos é um grande problema para a educação no Brasil em geral, mas, no caso da EAD, parece ter um impacto ainda maior. A data de desistência é contada quando o aluno perde completamente o curso sem concluí-lo, independentemente de ter ou não assistido à aula.

De acordo com o recente CENSO EAD, as instituições de ensino que ofereciam 100% dos cursos tinham uma taxa de evasão de curso de até 50%! No caso dos cursos semipresenciais, o valor é de 25%.

Isso significa que, ao analisar esses dados, aproximadamente metade dos alunos matriculados não conclui o curso. Este é um número muito claro e mostra que de fato desistir da EAD é um dos maiores obstáculos para a EAD no país.

Agora, vamos examinar alguns dos fatores que podem aumentar sua taxa de evasão no ensino à distância e como você pode evitar que os alunos abandonem seus cursos.

7 motivos que motivam a evasão de alunos em cursos online

1. Falta de tempo causa a evasão de alunos

Aprender é uma ação que exige tempo, concentração e atenção. Seja presencial ou remotamente, é importante que o aluno dedique parte do seu tempo ao conteúdo ministrado.

Ao passo que as pessoas hoje em dia parecem estarem sem tempo, pois a muito trabalho. Quer se trate de trabalho, trabalho diário, vida familiar ou outras atividades, encontrar tempo para estudar não é uma tarefa fácil.

Portanto, deve ser destacado como um dos principais motivos para a evasão de alunos.

2. Não atendimento de expectativas

Um dos principais fatores para evitar o ensino à distância é o não atendimento às expectativas do curso. Se um aluno se inscreve em um curso, ele espera alguns deles, certo?

Se ele perceber que suas expectativas durante as aulas não estão de acordo com a realidade, é mais provável que ele desista. Até porque os cursos são distantes e costumam ser mais baratos que as salas de aula, as chances de desistência são maiores.

3. Problemas financeiros causam a evasão de alunos

Igualmente como dedicação e tempo são necessários, as aulas também custam dinheiro. É nesta situação que as instituições de ensino passam a ganhar mais espaço, disponibilizando cursos livres, técnicos, superiores e com menor investimento financeiro.

No entanto, este é um fator que pode fazer com que haja a evasão de alunos do curso.

 4. Pouco engajamento

Devido à falta de participação e motivação, muitos alunos abandonam a escola. Isso pode ser causado por aulas monótonas e problemas de ensino com os professores.

No entanto, isso ainda pode ser um problema para alunos que não se interessem ou concordem com o tema do curso escolhido.

 5. Dificuldade de adaptação

Aprender é algo que precisa certa adaptação. Por exemplo, quando se trata de cursos online, esse ajuste está relacionado à disponibilidade de ferramentas de ensino.

É crucial que os alunos saibam como usá-los para aprimorá-lo não como uma desculpa para o aprendizado lento.

Logo, é fundamental que a instituição de ensino compreenda que pode encontrar dificuldades para se adaptar às novas formas de aprendizagem.

E, assim, saber como lidar com isso, a fim de reduzir o índice de evasão de alunos nos cursos online.

6. Falta de apoio e interação institucional causa a evasão de alunos

Certos cursos à distância não oferecem aos alunos a autonomia necessária para conduzir seu próprio processo de aprendizagem. Além de causar o abandono escolar, isso também leva à dependência de professores e universidades.

Assim, para aumentar o apoio e proporcionar uma autonomia ideal. E bem, recomenda-se a criação de um fórum como canal de comunicação entre professores e alunos, além de um espaço de esclarecimento de dúvidas.

7. Conexão ruim

O aprendizado online requer uma boa conexão com a internet. Isso ocorre porque a maioria (senão todos) os dados estarão disponíveis na nuvem. Mais do que isso, para assistir às aulas, a internet deve permanecer estável e permitir que os alunos tirem o máximo proveito de seus estudos.

E aí, achou bacana este conteúdo sobre o que motiva a evasão de alunos em cursos online? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
11 de janeiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa