fbpx

7 dicas para uma sala de aula agradável

O ambiente de sala de aula pode ter um grande impacto no aprendizado. Além disso, é importante que o espaço seja aconchegante e agradável para os alunos. Por isso, separamos 7 dicas para uma sala de aula agradável, seguro e que estimule todos os alunos.

  • Apresente seus objetivos de sala de aula
  • Incentive os alunos para que participem do processo ensino-aprendizagem
  • Programe uma rotina diária; estabeleça horas para atividades específicas (exemplo, matérias, exercícios)
  • Dê feedbacks positivos o tempo todo e mantenha um ambiente descontraído
  • Crie um clima favorável à aprendizagem com músicas ​​para incentivar o estudo dos alunos
  • Não force os alunos a fazer coisas que não gostam; estimule-los a explorar sua curiosidade
  • Adote atividades lúdicas durante as aulas

Boa leitura!

Apresente seus objetivos de sala de aula

Tenha objetivos claramente definidos: estimular o intelecto dos estudantes, promover a autoestima e por fim e prepará-los para uma carreira no futuro profissional é um fator relevante para tornar a sala de aula agradável.

Além disso, o meio ambiente escolar é muito importante na educação de nossas crianças e adolescentes. Por isso mesmo, tentamos mudar o espaço da sala com tecnologias inovadoras que prometem melhorar a qualidade de ensino, como por exemplo a tecnologia que promove o uso da experiência humana para alunos torna a sala de aula agradável.

Incentive os alunos para que participem do processo ensino-aprendizagem

Incentive os alunos para que participem do processo ensino-aprendizagem para uma sala de aula agradável

As tecnologias prometem ser excelentes para a aprendizagem dos alunos, auxiliando a tornar uma sala de aula agradável, porém é preciso incentivá-los a participar de todos os processos ensino-aprendizagens.

Por isso mesmo que incentivo os professores para desenvolver ambientes interessantes e estimulantes na sala de aula. Devemos incentivar os alunos para que participem do processo ensino aprendizagem. Isso vai estimular a criatividade dos estudantes e o respeito entre todos na sala de aula.

Um professor tem um papel fundamental no desenvolvimento da educação, por isso seja responsável com as pessoas à sua volta e em tornar uma sala de aula agradável!

Uma tecnologia bem-sucedida é aquela que permite uma interação inovadora com o ambiente virtual, só assim conseguiremos oferecer uma experiência humana para os alunos.

Programe uma rotina diária

Estabeleça horas para atividades específicas (exemplo, matérias, exercícios)

A rotina diária é essencial para o nosso bem-estar e para auxiliar a criar uma sala de aula agradável. Cada pessoa tem suas necessidades e hábitos específicos, por isso crie uma agenda com as atividades que serão desempenhadas na escola no decorrer do dia.

Assim saberás quais matérias teve de ensinar em qual hora, quanto tempo te restou para acompanhar seus alunos nas tarefas individuais, envolvimento dos estudantes na preparação da sala…  E claro tu terás muito tempo para te dedicar ao teu bem-estar, sem perder o foco.

Dê feedbacks positivos o tempo todo e mantenha um ambiente descontraído

O feedback é a ferramenta indispensável para estimular o desempenho dos alunos e auxiliar no desenvolvimento de uma sala de aula agradável. Aprenda que dar feedback positivo significa ser valorizado, e isso faz com que se sintam motivados para aprender mais.

Toda vez que teus alunos ultrapassarem suas expectativas dê-lhes um elogio, uma palmadinha nas costas ou qualquer outro gesto reconfortante.

Mantenha também tenha uma sala de aula agradável, um ambiente descontraído durante as horas de estudo: faça piadas, conte histórias e ria com seus alunos.

Crie um clima favorável à aprendizagem com músicas ​​para incentivar o estudo dos alunos

Ouvir músicas te ajuda realmente a se concentrar e você também pode recorrer às pesquisadas para adicionar uma playlist em um site.

As melhores são aquelas que otimizam os momentos de estudo, como, por exemplo: enquanto lê um livro, tem um momento específico de tempo para desenhar no quadro-negro, etc.

Você pode criar sua própria listinha escutando as faixas preferidas dos alunos ou utilizando ferramentas web gratuitamente disponíveis. O Spotify, por exemplo, é uma boa opção para te ajudar nesse caminho e criar uma sala de aula agradável.

Não force os alunos a fazer coisas que não gostam; estimule-los a explorar sua curiosidade

Educar é estimular a curiosidade do aluno. Você deve incentivá-los sempre que possível para explorarem o mundo tecnológico, mas não forçando todos os seus estudantes a usar apenas uma tecnologia em sua sala.

Espalhe notebooks e tablets entre as turmas e use esses equipamentos como ferramentas complementares às outras técnicas já existentes na escola, destacando inclusive aquelas onde houver espaço disponível para isso, assim irá te auxiliar a desenvolver uma sala de aula agradável.

Por exemplo: o uso de tecnologias como o Google Earth, para explorar a Terra e as suas paisagens; os vídeos do YouTube, que podem ser utilizados na sala de aula sem necessidade da presença dos alunos.

Não force seus estudantes à apresentarem um trabalho num determinado formato pré-definido. O objetivo é estimular uma aprendizagem criativa – mesmo aqueles que não têm habilidades específicas em tecnologia poderão ter contribuições úteis, desenvolvendo uma sala de aula agradável.

Adote atividades lúdicas durante as aulas

Por fim, para criar uma sala de aula agradável, adote atividades lúdicas durante as aulas para que o estudante se concentre melhor. Estes exercícios podem ser criados pelo professor, mas também pode-se utilizar jogos educativos e tecnologias disponíveis na internet (como os quizzes).

Mantenha um ambiente descontraído em sala de aula. Programe uma rotina diária com horas para as atividades específicas. Dê feedbacks positivos o tempo todo, promovendo um ambiente descontraído e incentivando a aprendizagem dos alunos.

Crie uma sala de aula agradável com músicas que estimulem o estudo desses jovens – sempre mantenha as tecnologias educacionais presentes em suas aulas! Os teclados, por exemplo, podem ser utilizados na criação da produção musical do próprio professor.

Aliás, use tecnologia educacional onde for possível promovendo tecnologias e jogos educativos para te auxiliar no desenvolvimento de uma sala de aula agradável.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
8 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa