fbpx

7 dicas de redação para escrever melhor

É bem errado acreditar que boas habilidades de escrita são apenas necessárias para ocupações nas humanidades. Confira aqui 7 dicas de redação para escrever melhor que podem te ajudar a se preparar para o mercado de trabalho ou para grandes provas onde você precisará escrever redações. Saber se expressar por escrito é essencial para qualquer tipo de profissional, que pode usar as dicas de redação para exibir sua capacidade de conectar ideias, raciocinar com precisão e se comunicar com clareza. Por isso acompanhar essas dicas de redação podem te ajudar e muito:

7 dicas de redação para escrever melhor

  • Leia com mais frequência e por períodos mais longos de tempo.
  • Exercitando sua curiosidade
  • Não esqueça de cuidar da sua alimentação
  • Leia em voz alta os textos
  • Preste atenção aos especialistas na área da escrita.
  • Solicitar feedback
  • Escreva mais

Embora um profissional em questão não seja obrigado a escrever regularmente, os gestores valorizam o domínio do tema, e algumas dessas dicas de redação podem te ajudar. Existem algumas técnicas fundamentais e fáceis para melhorar sua escrita. Para ajudá-lo neste esforço, compilamos uma lista 7 dicas de redação para você aprender escrever melhor.

Vamos lá?

Leia com mais frequência e por períodos mais longos de tempo.

A leitura é a primeira das dicas de redação e é passo para as pessoas que desejam fazer uma mudança em seu estilo de escrita. A leitura permite que o cérebro absorva novos conhecimentos e, ao mesmo tempo, expande seu vocabulário.

Além disso, o usuário ainda pode ver como as palavras são escritas, o que auxilia na prevenção de erros ortográficos. Quando se trata de leitura, toda forma de material vale a pena, basta manter-se atualizado.

Exercitando sua curiosidade

Por que não ampliar seus horizontes aprendendo novas palavras? É bom deixar sua curiosidade correr solta lendo livros ou periódicos, bem como assistindo filmes ou programas de TV que não são totalmente adaptados aos seus gostos. Esta é a segunda das dicas de redação que podem lhe ajudar.

Por exemplo, se você normalmente assiste filmes de terror, por que não tentar um título ou período que seja mais dramático?

Se você está acostumado a ler sobre esportes ou fitness, amplie seus horizontes entrando em contato com temas que você não conhece. Isso permite que o usuário cruze a referência ao material que aprende e expanda sua base de conhecimento.

Não esqueça de cuidar da sua alimentação

Não esqueça de cuidar da sua alimentação - dicas de redação

Saber que é inútil encher seu cérebro com conhecimento se ele não está pronto para absorvê-lo é uma das dicas de redação. É por isso que você deve se envolver na combinação de comer corretamente e dormir bem, a fim de manter sua mente refrescada.

Você não será capaz de compreender as novas palavras, frases e significados que acabou de aprender se seu cérebro está cansado. Dessa forma, escrever corretamente é um repertório puro, e você deve lidar com isso com cuidado se quiser manter sua mente afiada.

Leia em voz alta os textos

Umas das dicas de redação primordiais é ler em voz alta. Quer saber se o conteúdo que acabou de escrever é compreensível? Ler essas frases em voz alta é uma maneira maravilhosa de descobrir.

Isso força você a prestar atenção ao entrelaçamento de ideias no que você escreve , não importa que seja no papel ou digital, no computador, ou smartphone. Também torna simples fazer quaisquer alterações necessárias para tornar as informações mais coesas e compreensíveis.

Pode parecer uma das mais simples dicas de redação, mas é um conselho de escrita valioso. É uma das estratégias de escrita mais conhecidas.

Preste atenção aos especialistas na área da escrita

Há uma série de livros escritos por especialistas que podem ajudá-lo, inclusive com outras dicas de redação, a melhorar suas habilidades de escrita, incluindo aqueles assinados por escritores conhecidos que contribuíram com seus conhecimentos em trabalhos especiais sobre o tema.

Você precisa de algum exemplo? Para começar, leia “Confissões de um Jovem Romancista”, de Umberto Eco, filósofo e romancista italiano, e “On Writing – Art in Memories”, de Stephen King, um conhecido escritor de terror e suspense.

Eco resume o que adquiriu durante décadas de aprendizado e escrita no primeiro título, que ele lançou aos 70 anos, contribuindo com inúmeras dicas de redação.

A segunda sugestão vem de um autor best-seller que discute como ele obtém suas ideias, bem como seus fracassos e realizações. Foi nomeado um dos 100 melhores livros de não-ficção de todos os tempos pela revista Time.

Solicitar feedback

Solicitar feedback - dicas de redação

Mesmo que você ainda esteja hesitante em procurar os pensamentos dos outros, tenha em mente que o feedback é crucial para melhorar seu processo de escrita. Não quer que todos vejam seus esboços?

Não é um grande problema. Encontre alguém em quem possa confiar e ofereça suas abordagens a eles, isso é muito importante dentre as dicas de redação. Lembre-se que a técnica de criar um fantástico e-mail de trabalho está indissociavelmente ligada a esse diário que está sempre atualizado.

Não importa se você está estudando um tópico ou outro; o importante é expandir sua paleta mental.

Escreva mais

Umas das principais dicas de redação é escrever mais! Se você não sujar as mãos, ou melhor, na caneta ou teclado do computador – e escrever, você nunca melhorará seu conteúdo. Você pode começar mantendo um caderno ou diário sobre eventos comuns.

Ter uma escrita bem feita é uma questão de prática, mesmo que eu não esteja feliz com os resultados iniciais. Comece com um tópico de interesse e, em seguida, amplie seu escopo de atividade. Organize-se para manter o hábito e, como resultado, melhorar esse talento, que é fundamental em qualquer área.

O que você achou desse post com dicas de redação? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
15 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa