fbpx

7 dicas de networking para buscar emprego

Conseguir um emprego hoje exige uma rede consistente e eficaz. Ao procurar emprego, seja ele “in loco” ou em “home office”, você pode ter ouvido a seguinte declaração: “Não é o que você sabe, é quem você conhece, é quem te indica”. A segunda parte dessa afirmação é especialmente verdadeira, por isso, confira aqui em nosso artigo algumas dicas de networking para buscar emprego.

Obviamente, é necessário um conjunto sólido de habilidades para desempenhar com sucesso uma função específica, portanto, “o que você sabe” é sempre um fator importante para ser contratado. O que permanece verdade é que “quem você conhece” pode ser a dinâmica que o leva até a porta – todas as outras coisas sendo iguais, isso se chama networking para buscar emprego.

Por exemplo, obter uma recomendação ou até mesmo uma menção de alguém que já trabalha em uma empresa onde você deseja trabalhar é muitas vezes o fator decisivo que o torna a escolha de outro candidato igualmente qualificado, por isso há uma grande importância no networking para buscar emprego.

7 dicas de networking para buscar emprego

  • Identifique qual estilo de rede funciona melhor para você
  • Conheça as “regras” da rede profissional
  • Use as redes sociais de forma eficaz
  • Pratique networking em seu local de trabalho
  • Ofereça-se para ajudar
  • Seja consistente
  • Monitoramento constante

Então, como você consegue esse fator “quem você conhece” no seu canto? Networking para buscar emprego (ou “Rede de Relacionamentos”).

Quer você goste de conhecer pessoas cara a cara ou prefira se conectar eletronicamente, há uma variedade de dicas e truques de networking para buscar emprego que o ajudarão a ter sucesso em sua busca de emprego. Aqui estão sete dicas de sucesso recomendadas pela especialista Lisa Tynan que podem fazer toda a diferença.

Identifique qual estilo de rede funciona melhor para você

Esta dica de networking para buscar emprego é a primeira porque é realmente a chave para o sucesso. Não existe um modelo definido quando se trata de networking. Diferentes pessoas têm sucesso usando diferentes táticas de rede. Os introvertidos não se conectam com as pessoas da mesma forma que os extrovertidos, portanto, não devem tentar corresponder ao estilo de rede de um extrovertido. É importante estar confortável e confiante em como você estende a mão aos outros para que você sempre dê o seu melhor.

Conheça as “regras” da rede profissional

Duas regras fundamentais que todos devem seguir ao se fazer networking para buscar emprego são:

  • Nunca peça uma entrevista abertamente. Em vez disso, faça perguntas para descobrir se a empresa, sua cultura e seus funcionários são adequados para você. Deixe as pessoas saberem que você deseja aprender com a experiência delas em seu campo;
  • Nunca peça um emprego. Ao falar com contatos antigos e novos, simplesmente diga a eles que você está no mercado para uma determinada função e agradeceria se eles o informassem sobre quaisquer oportunidades em potencial.

Use as redes sociais de forma eficaz

A variedade de plataformas de mídia social de hoje tem algo a oferecer a cada tipo de candidato a emprego. Aqui estão algumas maneiras de fazer networking para buscar emprego de maneira eficaz em dois dos melhores sites sociais, LinkedIn e Twitter.

LinkedIn: O LinkedIn deve ser sempre o seu ponto de partida, não importa em que parte da busca de emprego você esteja envolvido. Você pode pesquisar por vários fatores, incluindo empresa ou cargo e, em seguida, entrar em contato com profissionais dessas empresas para se conectar com eles. Não envie um currículo até que seja solicitado, mas continue pesquisando para saber se a empresa e o trabalho são adequados. Frequentemente, a conversa pode levar a uma entrevista.

Twitter: Pesquise suas empresas-alvo no Twitter e siga todas os setores que elas têm que se dedicam ao recrutamento para que você possa ver quando os empregos são publicados. Conecte-se com recrutadores ou gerentes de contratação relevantes “curtindo”, retuitando ou envolvendo-se com o que eles postam. Depois de duas ou três interações, estenda a mão diretamente para elogiar suas postagens e, em seguida, comece a construir um relacionamento sobre como trabalhar com eles. Quando apropriado, envie-os de volta ao seu perfil do LinkedIn para obter mais detalhes.

Pratique networking para buscar emprego em seu local de trabalho

Pratique networking para buscar emprego em seu local de trabalho

Seus colegas de trabalho podem ter muito a oferecer à sua carreira dentro de sua própria empresa, e é perfeitamente permitido que você se relacione com eles. Quer você esteja em seu emprego atual há dois meses ou dois anos, o networking com outros funcionários pode ajudá-lo a crescer em sua função atual ou fornecer informações que podem ajudá-lo a assumir uma nova. Um “mentor” certo pode alertá-lo sobre novas oportunidades e esse networking para buscar emprego pode fazer a diferença na hora de uma promoção.

Ofereça-se para ajudar

Onde quer ou como se fizer, a rede não foi feita para ser unilateral. Deve fornecer valor para ambas as partes em algum ponto. Procurar maneiras de ajudar sua rede provavelmente faça com que desejem ajudá-lo em troca. Esta forma de networking para buscar emprego pode ser muito eficaz.

Uma opção é ser voluntário. Trabalhe para um grupo sem fins lucrativos e você provavelmente fará conexões fortes e duradouras com outros voluntários. Outro caminho é encontrar oportunidades de voluntariado baseado em habilidades que permitam que você use suas habilidades profissionais em seus esforços voluntários. Em todas as situações, lembre-se de retribuir quando alguém o ajudar.

Seja consistente

Às vezes, não se trata de como você interage, mas simplesmente se faz isso regularmente. Esteja disposto a sair da sua zona de conforto e colocar-se lá para se conectar com outras pessoas e networking para buscar emprego, formal e informalmente, em uma base regular. Estudos provaram que você terá mais sucesso se fizer isso.

Monitoramento constante

É uma tarefa simples, mas muitos profissionais negligenciam essa etapa crítica no processo de rede. Assim que possível, após conhecer alguém novo (online ou pessoalmente), envie uma solicitação de conexão com o LinkedIn e inclua uma mensagem personalizada pedindo para manter contato. Então, certifique-se de entrar em contato com frequência com comentários sobre postagens, para compartilhar informações valiosas sobre carreiras ou simplesmente para ver como eles estão.

O networking para buscar emprego é uma das técnicas mais importantes que você deve ter em mente, com uma ampla variedade de métodos para se adequar a cada personalidade e situação. Os dois únicos requisitos rígidos são a disposição de ir além de sua zona de conforto e a intenção de pagar por isso ajudando os outros quando você puder.

Suas habilidades o ajudarão a começar, mas as conexões que você faz por meio de networking podem ajudar a garantir uma carreira longa e próspera em qualquer profissão que você seguir.

Possui sugestões? Contate-nos!

Conheça-nos em cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
17 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa