7 dicas de como dar aulas online

MAtheus • 25 de janeiro de 2021

Saber dar aulas online é essencial para o relacionamento dos professores de uma instituição de ensino EAD e os alunos. É nesse momento que o cliente interage com o serviço, e a marca pode potencializar a satisfação com a experiência do serviço.

Confira aqui 7 dicas de como dar aulas online

Acompanhe este texto para entender como dar aulas online.

Vamos lá? Boa leitura!

  1. Conheça seus objetivos para realizar uma aula online

Vamos começar com o que deve ser mais importante ao dar aulas online.

Sim, seu objetivo!
Ao ministrar uma aula online e criar um programa para aprendizagem, é fácil se concentrar ao promover uma aula onlinte.

Mas ter um objetivo geral é muito importante para isso.

Conscientizar-se do objetivo geral não apenas o orienta na realização de aulas online, mas também pode ajudá-lo a se avaliar e ver se seus esforços estão valendo a pena, economizando tempo a longo prazo.

2. Organize-se usando uma ferramenta de gerenciamento de projetos

Existem muitas ferramentas de gerenciamento de projetos online que permitem que você acompanhe suas tarefas e trabalhe com sua equipe de classe online.

Mais importante ainda, eles estão disponíveis a qualquer hora e em qualquer lugar. Com a ajuda desta ferramenta, você pode aumentar sua produtividade.
Trello e Evernote são exemplos populares de ferramentas de gerenciamento de projetos que você pode usar em suas aulas online

3. Liste seus principais colaboradores

Muitas pessoas se envolvem no planejamento de uma aula online. Você precisa saber o que cada um tocará e como isso impactará seu negócio de dar aulas online.

Os principais colaboradores são:

  • Professores
  • Equipes técnicas
  • Designers educacionais
  • Gerentes de projeto
  • Especialistas em tópicos
  • Equipe de produção de conteúdo
  • E assim por diante …

Sendo assim, ao listar cada um deles o ajudará a criar e conduzir aulas online, garantir feedback apropriado e simplificar a estratégia geral

4. Planeje um programa de produção de conteúdo

Antes de fazer dar um curso online, é aconselhável criar um plano de produção de conteúdo.

Este plano deve incluir todos os princípios básicos de sua estratégia de sala de aula online, como:

  • Seu aluno-alvo: Uma imagem clara da comunidade, “O quanto eles já sabem?”, “Eles já usaram software LMS antes?”
  • Suas ideias de conteúdo: ideias inesperadas que devem ser implementadas em seus cursos. Determine exatamente o que eles podem fazer para ajudar seus alunos a atingirem seus objetivos, bem como como adaptar essas ideias à sua estratégia de sala de aula online.

Também é uma boa ideia determinar quem é o responsável pela produção do conteúdo de sua aula online e em qual formato, por exemplo, o vídeo instrutivo, a foto ou apenas o texto será entregue.
Depois de ter essas ideias, adicione-as à sua ferramenta de gerenciamento de projetos para que você possa controlar de forma eficaz e eficiente as tarefas e tarefas que você precisa realizar.

Você também pode terceirizar ideias de aulas online para diferentes membros da equipe para facilitar o gerenciamento do planejamento do programa de produção de conteúdo.

5. Defina uma perspectiva

Certifique-se de que está organizado na aula online, atinja seus objetivos e forneça uma capacitação eficaz criando uma programação detalhada.

Ter um plano geral facilitará mais fácil produzir e conduzir uma aula online.

Priorize tarefas, então você será capaz de criar listas de metas alcançáveis ​​para todos os participantes do treinamento.

Além disso, sua programação de aula virtual deve incluir datas importantes, como início, fim e outros eventos importantes.

6. Conheça a motivação de seus alunos

Um bom curso online não consiste apenas em fornecer boas informações aos alunos, mas tem que também motivá-los.
Você pode entender a motivação dos participantes explicando a razão deles assistirem às aulas online e seguem seu conteúdo para atender às suas necessidades.

Isso pode assumir várias formas, talvez eles queiram aprender um novo software para resolver seu problema.

Assim, descubra suas motivações e crie e organize uma aula online com base em suas motivações.

Isso afetará muito a porcentagem de pessoas que concluem seus cursos.

Existem muitas maneiras de usar a motivação em uma sala de aula online. Por exemplo, na descrição e nos objetivos do curso, explique claramente como a conclusão do curso resolverá o problema dos alunos.

7. Tenha o objetivo de realizar uma aula online para cada unidade e módulo

Ter uma meta geral para dar aulas online para uma organização é inteligente, mas você também deve ter uma meta para cada módulo que deseja desenvolver. Considerar muitos objetivos educacionais em um módulo pode ser errado e ter um impacto negativo.
Para cada módulo, defina apenas uma meta simples que o aluno sabe que alcançará ao concluir o módulo.

Logo, nesse caso, seu treinamento será direto e aumentará o potencial de retenção das informações obtidas pelo aluno em treinamento.

E aí, gostou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe este artigo com seus amigos.

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET  ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook:
Siga nosso perfil no Instagram:
Acesse nosso Twitter:
Conheça nossos cursos de NR
Na atualidade, instituições de ensino enfrentam desafios e oportunidades da inteligência artificial
Por Marketing CPET 16 de junho de 2025
Na atualidade, instituições de ensino enfrentam desafios e oportunidades da inteligência artificial aplicada à educação.
Ferramentas de IA que todo aluno EAD deveria conhecer
Por Marketing CPET 9 de junho de 2025
Existem ferramentas de IA que todo aluno EAD deveria conhecer, com o intuito de aproveitar intensamente a tecnologia para sua jornada de aprendizado.
Salários para Profissionais de Cursos Técnicos em 2025
Por Marketing CPET 5 de junho de 2025
Os salários para profissionais que fazem cursos técnicos são atrativos. Afinal, são formações que contribuem para que o egresso da formação técnica consiga se posicionar no mercado com agilidade e ganhando mais que um profissional que apenas fez a formação no ensino médio.
Tendências em Profissões Técnicas
Por Marketing CPET 3 de junho de 2025
As profissões técnicas têm sido protagonistas nesse contexto, moldando-se para atender às demandas emergentes de um mundo cada vez mais digital e interconectado.
Como a Inteligência Artificial está transformando o EAD
Por Marketing CPET 2 de junho de 2025
Sabia que a inteligência artificial (IA) já está transformando o EAD? Muitas pessoas não se dão conta que a IA já está impactando suas rotinas e trazendo inúmeras possibilidades.
Perspectivas Futuras para os Cursos Técnicos em 2025
Por Marketing CPET 27 de maio de 2025
Diante da crescente necessidade de habilidades especializadas e adaptáveis, os cursos técnicos assumem um papel fundamental na preparação dos profissionais para as demandas emergentes.
Histórias de quem mudou de vida com um curso técnico
Por Marketing CPET 26 de maio de 2025
Sempre ouviu histórias de quem mudou de vida com um curso técnico, mas por não conhecer ninguém que esteja vivendo essa realidade acaba duvidando que isso seja possível?
12 Melhores Cursos Técnicos para Quem quer Empreender
Por Marketing CPET 19 de maio de 2025
Seu sonho como técnico é empreender? Se esse é seu objetivo, é importante saber quais são os melhores cursos técnicos para te auxiliar a se preparar para abrir seu próprio negócio.
Desafios e Oportunidades da Educação a Distância em 2025
Por Marketing CPET 19 de maio de 2025
A Educação a Distância (EaD) tem sido uma alternativa crescente e relevante no panorama educacional contemporâneo.
Mais Posts