fbpx

7 boas práticas para o recrutamento remoto

A participação em processos de recrutamento remoto e entrevistas em vídeo se tornou mais comum nos últimos meses.

Mesmo que o recrutamento remoto seja realizado de casa, é fundamental estar preparado e verificar novamente se tudo corre bem.

Sem diminuir os benefícios óbvios que a tecnologia traz para nossas vidas, sinto que estar perto do recrutador, do líder, da equipe ou dos colegas de trabalho melhora imensamente os projetos e relacionamentos.

Mas, em termos do processo de seleção, acredito que cinco melhores práticas podem ajudar a mitigar os efeitos desta distância.

Em vista disso tudo, continue conosco para conhecer 7 boas práticas para lidar com o processo do recrutamento remoto.

7 boas práticas para o recrutamento remoto

A participação em processos de recrutamento remoto e entrevistas

  1. Reduzir a probabilidade de eventos imprevistos

Faça seu próprio porto seguro pessoal. Você deve testar a conexão, o equipamento e a tecnologia que irá empregar para o processo de recrutamento remoto. Chegue com cinco a dez minutos de antecedência para a reunião.

Se você não estiver usando seu telefone, desligue o toque de chamada e as notificações, mas mantenha-o ao seu lado. Ele pode ser usado como uma estratégia de reserva para entrar em contato com o entrevistador.

Se você estiver em casa com outras pessoas, peça educadamente que elas se abstenham de interrompê-lo. Isto o ajudará a estar calmo e concentrado.

  1. Ao escolher seu ambiente, seja estratégico

Escolha um local tranquilo para o recrutamento remoto, bem iluminado e bem organizado, seja por luz natural ou artificial, para seu próprio benefício e para o entrevistador.

Fique em frente a uma parede lisa ou com algum adorno sutil. O recrutador não será distraído por nenhuma informação visual desta maneira.

Por fim, o único foco será em você e no que você está dizendo.

  1. Faça do contato visual uma prioridade

Olhe para a câmera quando for o seu momento de falar durante o recrutamento remoto. Retorne seu olhar para a tela quando estiver na posição de escuta. Isto tornará mais fácil para você criar contato visual e entender o que o recrutador está dizendo, assim como ler a linguagem corporal do recrutador.

Ficar em uma posição estática não é uma boa ideia. Você é livre para sorrir, gesticular e se movimentar como se estivesse em uma entrevista cara a cara.

  1. Vestir o traje apropriado

Muitos recrutadores fazem o recrutamento remoto de suas casas, numa situação de escritório em casa, onde o traje profissional não é tão típico como em um ambiente de escritório, por exemplo.

No entanto, é fundamental avaliar a percepção do candidato em relação à empresa na frente do recrutador, pois isto é um reflexo da organização em questão.

Como resultado, causar uma forte primeira impressão na frente da câmera e vestir-se como se estivesse dando uma entrevista cara a cara.

  1. Conduzir testes

Antes de introduzir um recrutamento remoto, é uma boa ideia experimentar algumas plataformas diferentes para descobrir qual delas melhor se adapta às exigências de sua empresa.

Cada plataforma tem seu próprio conjunto de ferramentas, e o layout, além da facilidade de uso da plataforma, seja por aplicativo ou website, pode ser um fator de decisão.

  1. Conheça a empresa

Conheça a empresa antes do recrutamento remoto

Independentemente de a entrevista ser online ou presencial, pesquisar a empresa e preparar perguntas para o recrutador é essencial e causa uma boa impressão.

Ao se candidatar a um emprego, conheça os valores e a cultura da empresa, assim como o mercado e os rivais.

Como o candidato também está analisando se esta é a organização ideal para se trabalhar, este é um momento oportuno para esclarecer quaisquer dúvidas. Este tipo de atitude demonstra o entusiasmo do candidato pela empresa e o trabalho desejado.

  1. Feche todas as outras abas e abra os aplicativos do seu computador

Evitar falhas durante um recrutamento remoto é fundamental para que a conversa flua naturalmente e para que o candidato se sinta mais à vontade.

Como resultado, veja se há algum outro programa aberto que esteja consumindo muito da memória RAM do dispositivo, seja um computador ou um telefone celular.

Dessa forma, será mais fácil preparar uma entrevista remota e evitar complicações se você seguir estas diretrizes.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
18 de dezembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa