fbpx

6 tecnologias para mudar a educação

O futuro da educação está chegando! Nós não podemos prever o que vai acontecer no futuro, mas a tecnologia tem um papel fundamental para mudar a educação. Nós temos o prazer em apresentar 6 tecnologias para mudar a educação no próximo século que você precisa saber para tomar decisões e já se preparar para o futuro.

6 tecnologias para mudar a educação

  • A internet das coisas
  • Habilidades digitais
  • Tecnologias de aprendizagem
  • Redes sociais para aprender
  • Tecnologias para inclusão social e educacional
  • Inteligência artificial na educação

Vamos lá?

1. A internet das coisas

A internet das coisas é uma das principais tecnologias para mudar a educação que vem revolucionando a educação por permitir o compartilhamento de experiências entre as pessoas. Por exemplo, está é uma pesquisa sobre os benefícios da internet das coisas na teoria do aprendizado com base no livro “The Internet of Things: What It Is and Why it Matters

Nele é informado que a teorização existente na literatura científica e acadêmica fornece evidência para sustentar teorias do aprendizado tecnológico.

Na maioria dos casos, os benefícios da teoria para o ensino implicam que as tecnologias para mudar a educação devem ser integradas à sala de aula e utilizadas em conjunto com uma abordagem pedagógica centrada no aluno.

Além disso, é interessante notar que, se analisarmos atentamente pelo menos um desses exemplos, descobrimos que precisam estudar esse tema mais profundamente para verificar se significativamente a teoria do aprendizado tecnológico é nova ou não.

2. Habilidades digitais

tecnologias para mudar a educação

A tecnologia tem a capacidade de nos ensinar habilidades (digitais) que, até pouco tempo atrás, eram apenas para aqueles com talento.

Em outras palavras: os computadores podem te fornecer qualquer coisa que você esteja procurando em uma questão de segundos ou menos.

Essa facilidade é possível graças as tecnologias para mudar a educação digitais progressivamente mais avançadas. A tecnologia também está se tornando cada vez mais presente em nossas vidas, e é por isso que a tecnologia na educação pode ser considerada um dos grandes avanços.

A tecnologia tem muito potencial para mudar o currículo escolar, mas também devemos ter cuidado com os perigos associados às tecnologias para mudar a educação digitais (comparando-se à TV).

Enquanto as tecnologias para mudar a educação podem nos fornecer qualquer informação necessária sobre qualquer coisa, seja ela histórica ou matematicamente precisa – elas também podem mostrar coisas que não devem ser vistas por crianças ou adolescentes.

3. Tecnologias de aprendizagem

As tecnologias de aprendizagem também prometem ter um grande impacto.

Estamos começando a ver tecnologias para mudar a educação que permitem que os alunos conheçam diferentes pontos de vista e histórias em uma maneira mais significativa (permitindo-lhes tomar decisões sobre o seu currículo).

O Google lança o sistema educacional “Google Expeditions,” para colocar as crianças dentro do universo da NASA; esta tecnologia usa tecnologia de realidade virtual para ajudar os alunos em uma maneira que nunca teve significado antes.

A tecnologia permite que as crianças sejam transportadas para qualquer lugar do mundo, permitindo-lhes aprender sobre um tema específico ou localizando lugares geográficos na Terra.

Estamos vendo tecnologias educacionais com base nas redes sociais (como Coursera), e é por isso importante entender exatamente quais são os objetivos destas tecnologias para mudar a educação.

A tecnologia educacional está se movendo para um novo nível, permitindo que as crianças possam ser mais envolvidos em sua aprendizagem, e isso é o essencial da teoria do design colaborativo: uma tecnologia deve facilitar a participação dos alunos na construção de conhecimento.

Estes são os mecanismos colaborativos diferentes que podem mudar a maneira como as crianças tradicionalmente recebiam cursos acadêmicos em escolas.

4. Redes sociais para aprender

Você já se perguntou por que tecnologias para mudar a educação como o Coursera (umas das mais conceituadas empresas de educação do mundo) são tão populares?

A teoria é de que as pessoas estão procurando novos modos para aprender, e redes sociais podem oferecer essa experiência.

Quanto maior a rede social, maiores seriam os recursos disponíveis para um aluno, isso significaria uma amplificação dos conteúdos em qualquer lugar do mundo. O fato da tecnologia internet das coisas promover interatividade entre o aprendizado e a tecnologia, também torna as redes sociais um meio natural para se desenvolver.

À medida que os recursos de educação em rede social crescerem, elas se tornariam mais relevantes como ferramentas pedagógicas na sala de aula.

Estamos entrando num tempo onde será completamente nossa escolha qual formato da tecnologia vai compor nosso currículo porque existem tantos novos modais disponíveis!

5. Tecnologias para inclusão social e educacional

tecnologias para mudar a educação Tecnologias para inclusão social e educacional

Você sabia que tecnologias para mudar a educação e para inclusão social e educacional significam aumentar a chance de aprendizagem dos alunos?

tecnologias para mudar a educação como projetores, tablets, equipamentos tecnológicos são capazes de estimular os sentidos do usuário.

Além disso, esses dispositivos permitem um contato mais próximo entre professoras e estudantes.

Um exemplo são as tecnologias audiovisuais embutidas em uma peça teatral: por meio desses recursos pode-se comprovar que o teatro é um espaço social de aprendizagem.

A tecnologia atualmente está ajudando na inclusão do aluno por meio dos equipamentos tecnológicos, mas também com as redes sociais para aprender e os cursinhos online.

Por exemplo, a China de acordo com a MIT Technology Review utiliza inteligência artificial na educação para ensinar criança deficientes visuais. Alguém conhece outros casos? Responda nos comentários!

6. Inteligência artificial na educação

O uso da tecnologia na educação é necessário para os estudantes, professores e pais. Estes dispositivos (Inteligência artificial na educação) permitem que o aluno permaneça focado no aprendizado enquanto a tecnologia monitora seus progressos por meio de testes constantemente repetidos.

Alguns dos benefícios dessa tecnologia são: a troca do contato humano entre professoras e estudante com conexões em tempo real; as ferramentas digitais pedagógicas que facilitam o processo de ensino-aprendizagem de forma tecnicamente qualificada; acesso à tecnologia e mídias sociais com proteção contra violência, conteúdo adulto, cyberbullying entre outros.

O futuro da educação é promissor porque essas tecnologias para mudar a educação também abrirem caminho para que o mundo possua um número maior de habilidades digitais na próxima década.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida sobre as tecnologias para mudar a educação? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
1 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa