fbpx

6 razões do porquê a educação é tão valiosa

Os estudos e a educação não apenas fornecem informações específicas em um determinado campo, aumentando suas chances de conseguir um emprego decente, mas também o ajudam a se tornar uma pessoa melhor.

E os bons impactos da educação são recíprocos, pois as vantagens se acumulam tanto para aqueles que querem aprender quanto para aqueles que querem ensinar.

6 razões do porquê a educação é tão valiosa

Siga este post se você quiser saber a razão de que a educação é tão valiosa para você ser uma pessoa melhor.

Aproveite a leitura!

  1. Melhoria das interações interpessoais

A capacidade de se relacionar com as próprias emoções e sentimentos é referida como uma relação intrapessoal. Quando isto é combinado com a relação interpessoal, emerge o conceito de Inteligência Emocional.

Além disso, autoconsciência, autoestima e autoconfiança estão todas ligadas às relações intrapessoais. Todos estes fatores são críticos para o desenvolvimento de pessoas que podem lidar com obstáculos em suas vidas pessoais, acadêmicas e profissionais.

Algumas pessoas que são consideradas inteligentes em termos de memorização, por exemplo, não têm um bom desempenho em testes difíceis. Isto ocorre como resultado da tensão e ansiedade, que parecem “enganar” sua inteligência em momentos críticos.

A educação existe especificamente para o objetivo de desenvolver gradualmente estes talentos nos jovens ao longo de seus anos escolares.

Dito de outra forma, as habilidades acadêmicas e emocionais devem se complementar para serem bem sucedidas. Isto permite o crescimento completo do indivíduo.

  1. Desenvolvimento de pensamento crítico

a educação favorece o desenvolvimento de pensamento crítico

Os empregadores, por exemplo, colocam uma grande ênfase no pensamento crítico em muitas situações. O desenvolvimento desta habilidade está fortemente ligado à importância da educação.

Considere isto: dependendo de suas experiências de vida, cada um tem seu próprio conjunto de pontos de vista, convicções, aspirações e até ansiedades.

Entretanto, quando se trata de soluções de problemas, a interação destes elementos se torna um impedimento, proibindo uma análise racional do revés, você concorda?

Por fim, quando você coloca sua própria maneira de pensar de lado para entender a circunstância, por outro lado, você está usando o pensamento crítico.

  1. Aumento das oportunidades de emprego

Melhores oportunidades de trabalho virão, é claro, como resultado natural do investimento em um diploma.

Não é mais um segredo que ter um diploma universitário em seu currículo não é mais um diferencial entre os candidatos, mas sim uma exigência para alguns empregos ou uma progressão na carreira.

Você provavelmente já viu um cargo que especifica um diploma do ensino médio como pré-requisito mínimo, ou já ouviu da empresa que acrescentar conhecimento atualizado ao cargo é o critério básico para o avanço.

E é exatamente a isso que nos referimos quando enfatizamos a importância de frequentar a faculdade.

  1. Oportunidade de interagir com pessoas de vários grupos

Saber lidar com os outros é uma das habilidades mais importantes para aqueles que querem ter sucesso não apenas no mercado de trabalho, mas também na vida.

Devemos ter em mente que nem sempre viveremos com pessoas que compartilham nossa experiência, que pensam e se comportam da mesma forma que nós. Uma das vantagens de frequentar a faculdade é a oportunidade de obter uma excelente experiência.

Além disso, uma sala de aula é composta de vários grupos, e não estamos falando apenas daqueles que se encontram face a face, como você pode ver.

Em conclusão, estudantes e professores de muitos estilos de vida, perspectivas, valores e ambições são reunidos pelas plataformas virtuais de aprendizagem utilizadas pelos alunos da EAD.

  1. Evolução da maturidade

Desde os primeiros anos de vida, a educação tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento humano.

Quando uma criança frequenta a escola em tenra idade, ela começa a adquirir conhecimentos que irão incentivar a boa socialização, a resolução de conflitos com base no respeito e na comunicação, o desenvolvimento da responsabilidade, e muito mais. Dito de outra forma, para ser um cidadão decente.

Do ensino fundamental à faculdade, este amadurecimento ocorre de forma constante.

Por fim, você também encontrará novos cenários na faculdade que contribuirão para seu desenvolvimento, experiência e autoconsciência profissional.

  1. Compreensão de seus direitos

De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a educação promove a compreensão e o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais (artigo 26).

Dessa forma, conhecendo os próprios direitos, somos capazes de fazer com que eles sejam respeitados.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
4 de janeiro de 2022
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa