6 oportunidades de emprego para técnicos em informática

Matheus Farhan • 25 de novembro de 2022
6 oportunidades de emprego para técnicos em informática

Essa ocupação é tão comum no Brasil que muitas pessoas nem imaginam a vida sem ela. É o caso da profissão de técnico profissional de informática, uma das profissões mais procuradas do país, e o mercado de trabalho é repleto de oportunidades.


Se você quer saber mais sobre a função, o mercado de trabalho e os requisitos para se tornar um técnico de informática, confira nosso guia completo abaixo e tire todas as suas dúvidas sobre a profissão.


O Técnico de Informática no Brasil é uma das profissões mais populares em todos os estados, e esse profissional está qualificado para fornecer suporte técnico tanto para dispositivos domésticos (como computadores e laptops) quanto para dispositivos móveis (como celulares e tablets). Seguindo essa ideia, os profissionais podem:


  • Montar, completar e manter um computador ou laptop;
  • Identificar, configurar, instalar e reparar problemas em vários tipos de equipamentos eletrônicos e sistemas informáticos;
  • Desenvolver, instalar e configurar rede e software;
  • Desenvolvimento de sistemas e sites.


Onde os Técnicos de Informática podem trabalhar

Onde os Técnicos de Informática podem trabalhar?


Devido ao seu amplo conhecimento em tecnologia da informação, os profissionais desta área podem atuar em diferentes áreas e desempenhar diferentes funções, tais como:


1) Suporte técnico


Este é o campo ideal se o foco do profissional for encontrar facilmente um emprego em qualquer tipo de empresa ou organização. Com tantas máquinas em uso constante, as empresas precisam de pessoas que possam resolver problemas técnicos do dia a dia, desde coisas simples como um monitor que não liga até um computador que está desconectado. Desta forma, os técnicos de TI têm a função de manter sistemas e equipamentos para que funcionem corretamente.


2) Hardware e Periféricos


Apenas ter um computador simples não é mais suficiente para lidar com as demandas de software em funcionamento ou até mesmo videogames pesados. Portanto, os técnicos de TI têm a tarefa de garantir que o hardware (a parte física/tocável do computador) e os periféricos (acessórios adicionais do computador, como teclados) acompanhem a tecnologia.


3) Pesquisa e/ou desenvolvimento de tecnologia


Como o nome sugere, este campo da tecnologia da informação é dedicado à realização de pesquisas científicas para projetar e introduzir novos produtos tecnológicos no mercado. Por se tratar de um campo mais acadêmico, os profissionais de P&D em tecnologia podem atuar em empresas e escolas/universidades.


4) Informática Biomédica


O campo das ciências biológicas também exige profissionais qualificados para implementar sistemas computacionais avançados. Os técnicos de informática que escolherem este campo trabalharão com hospitais, laboratórios de pesquisa e diagnóstico, indústria farmacêutica e muito mais.


5) Gerenciamento de rede de computadores


A escolha de um profissional da área de administração de redes de computadores ajudará no desenvolvimento do projeto, além de poder instalar e gerenciar outros recursos de TI. Em outras palavras, gerenciar e configurar equipamentos de informática para operar no modo conectado.


6) Análise do Sistema


Profissionais formados em informática que optam por trabalhar em análise de sistemas são capazes de projetar sistemas de software utilizando linguagens de programação. Esses sistemas podem ser celulares, tablets ou aplicativos de computador, videogames, sites, etc.


O que é preciso para se tornar um técnico de informática

O que é preciso para se tornar um técnico de informática?


O país ainda não regulamentou a profissão de técnico em informática, não sendo obrigatória a formação nesta área. Mas para garantir a regularização e solidificar sua carreira, os interessados ​​em ingressar no mercado são aconselhados a fazer um curso técnico de informática com duração média de 1 ano e meio (dependendo da instituição de ensino).


Além dos cursos técnicos, também podem ser obtidos diplomas em áreas afins. Um bom motivo para se formar nessa área é a possibilidade de ganhar mais valor e visibilidade no mercado de trabalho brasileiro, podendo participar de vagas de estágio/estágio e poder participar de concursos públicos. Esses graus podem vir de:


  • Sistema de informação
  • Engenharia de software
  • Ciência da Computação
  • tecnologia da informação
  • Gestão de Tecnologia da Informação


Agora, para garantir essa posição e se tornar um profissional competente na empresa dos seus sonhos, os Técnicos de Informática precisam ter algumas habilidades básicas. eles são:


  • Boa comunicação
  • Conhecimento técnico avançado
  • Saiba mais sobre as principais tendências e mudanças no mundo da tecnologia
  • Raciocínio lógico
  • Inglês fluente (muitos termos e softwares usados ​​na região estão disponíveis apenas em inglês)
  • Consciência crítica


Por essas e outras razões, os cursos técnicos são tão importantes e devem ser sempre estimulados. Eles beneficiam tanto os colaboradores quanto os empregadores e são uma parte essencial do mercado de trabalho e da formação de qualidade dos trabalhadores.

Isso faz com que os cursos do CPET tenham ainda mais valor. Afinal, eles não apenas são acompanhados e legalizados pelo MEC como foram, também, criados a partir dessas questões. Os cursos técnicos do CPET conseguem aliar, desse modo, o conhecimento à prática e ao mercado de trabalho de modo original e profissional.


Conheça nossos cursos de NR
5 mitos sobre certificação por competência que você precisa saber
Por Marketing CPET 30 de julho de 2025
Existem alguns mitos sobre certificação por competência que acabam circundando o universo daqueles que buscam o reconhecimento de suas habilidades já adquiridas ao longo da carreira.
5 Cargos em logística que aceitam certificação por experiência
Por Marketing CPET 28 de julho de 2025
Sabia que existem vários cargos em logística que aceitam certificação por experiência? Usar esse documento para dar o próximo passo em sua carreira é uma decisão que pode valorizar significativamente sua jornada profissional.
NRs que exigem certificação: como comprovar sua competência em Segurança do Trabalho
Por Marketing CPET 24 de julho de 2025
Algumas Normas Regulamentadoras (NRs) não apenas tratam da segurança do trabalho, mas exigem diretamente a presença de um Técnico em Segurança do Trabalho (ou outro profissional especializado, como Engenheiro de Segurança) em determinadas situações na empresa.
Certificação por competência em Segurança do Trabalho: como validar sua experiência?
Por Marketing CPET 21 de julho de 2025
Sabia que é possível obter a certificação por competência em Segurança do Trabalho? Trata-se de uma das áreas técnicas mais bem remuneradas pelo mercado.
Mercado de trabalho para técnico em meio ambiente
Por Marketing CPET 18 de julho de 2025
Se você tem interesse em atuar com sustentabilidade, licenciamento ambiental ou conservação de recursos naturais, o curso técnico em Meio Ambiente é uma excelente escolha.
12 Motivos para fazer um Técnico em Segurança do Trabalho
Por Matheus Farhan 17 de julho de 2025
Confira alguns excelentes motivos para estudar um técnico de segurança do trabalho. Dessa forma, você poderá analisar a carreira e determinar se ela se encaixa no seu perfil.
10 dicas para todo técnico em Segurança do trabalho
Por Marketing CPET 16 de julho de 2025
Quem almeja ter sucesso na atuação como técnico em Segurança do Trabalho precisa seguir algumas dicas úteis. Confira ness artigo!
Certificação por competência em Administração: vale a pena para quem já trabalha na área?
Por Marketing CPET 14 de julho de 2025
A certificação por competência em administração é uma excelente opção para aqueles que adquiriram conhecimentos na área e desejam validar essa capacitação acumulada na prática.
novo Marco Regulatório para a Educação Profissional a Distância
Por Marketing CPET 7 de julho de 2025
A Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na modalidade a distância, ganhou um novo e importante capítulo em sua trajetória no Brasil.
Mais Posts