fbpx

6 Dicas para proteção de dados na internet

É sabido que olhos curiosos, hackers, empresas da “big data”, etc., podem facilmente obter todos os seus dados confidenciais ao navegar na web. Seus dados confidenciais são todas as suas informações pessoais que você mantém em seu dispositivo inteligente – fotos, vídeos, mensagens, e-mails, senhas, dados bancários, histórico de navegação e até mesmo sua localização atual.

Perceber que alguém pode ter acesso a tudo isso causa certo incômodo, por isso, confira algumas dicas de proteção de dados na internet.

6 Dicas para proteção de dados na internet

  • Sempre verifique suas configurações de privacidade
  • Evite usar armazenamentos públicos para dados confidenciais
  • Ignorar rastreamento
  • Não utilize pontos de acesso Wi-Fi públicos
  • Os aplicativos de mensagens que você usa devem ter criptografia de ponta a ponta
  • Antivírus é obrigatório

Adiante estará um artigo contendo algumas dicas de proteção de dados que o CPET recomenda e que sejam assimiladas para as pessoas que rotineiramente frequentam a web, seja por trabalho ou lazer.

Sempre verifique suas configurações de privacidade

Caso utilize mídias sociais, lembrar de que essas contas e redes contém muitas informações pessoais sobre os usuários. Além disso, essas contas e redes não são as únicas capazes de ver tudo sobre você por padrão – qualquer pessoa pode. Felizmente, essa “opção” pode ser facilmente alterada.

Tudo o que você precisa fazer é verificar a proteção de dados e suas configurações de privacidade com frequência e decidir que tipo de informação deseja compartilhar com seus amigos e quais com estranhos.

Verifique suas configurações de privacidade e proteção de dados em todas as redes como Facebook, Instagram, Snapchat, Twitter, LinkedIn, etc. No entanto, não se esquecer de que até mesmo o navegador que você utiliza tem a capacidade de compartilhar tudo o que você faz com o resto do mundo e, principalmente, com o marketing empresas.

Evite usar armazenamentos públicos para dados confidenciais

Embora os armazenamentos públicos sejam mais do que convenientes para uso, certamente não são a melhor opção para seus dados confidenciais e pessoais. Por quê? Porque qualquer pessoa, mesmo um pouco experiente em tecnologia, pode ter acesso a tudo. Assim, nunca salve suas senhas no Google Docs, Drop Box e similares.

Não se deixe também enganar por todo o espaço que você vai economizar em seus dispositivos inteligentes, sejam eles seu telefone ou computador. Tudo o que é armazenado online pode ser “espiado”.

Se você tiver que usar armazenamentos online por motivos comerciais, por exemplo, tente procurar algumas das melhores empresas de nuvem que existem com mais proteção de dados – há um motivo pelo qual os melhores e mais confiáveis ​​armazenamentos online vêm com uma etiqueta de preço.

Ignorar rastreamento

Sempre que você visita um site, seja para fazer compras, fazer negócios ou apenas para navegar aleatoriamente, seu navegador revela muitos dos seus dados confidenciais, bem como o seu histórico de navegação. Tudo isso, em troca, é usado por empresas de marketing para traçar seu perfil e direcioná-lo com um monte de anúncios. Em outras palavras, se você já pesquisou algum produto online e depois obteve uma tonelada de anúncios oferecendo o mesmo produto, você foi rastreado, mas você pode alterar isso nas suas configurações de proteção de dados.

Felizmente, existe uma maneira fácil de contornar o rastreamento e, assim, parar de compartilhar seus dados confidenciais. Tudo que você precisa fazer é instalar um aplicativo chamado VPN. Uma VPN ou rede privada virtual é um aplicativo que criptografa completamente todos os seus dados online e os redireciona por meio de servidores localizados em um local totalmente diferente.

Não utilize pontos de acesso Wi-Fi públicos

Para uma boa proteção de dados, não utilize redes públicas. Você não precisa procurar maneiras de escolher o melhor grau de segurança cibernética para descobrir que deve sempre ficar longe de redes públicas.

Claro, ficar longe de pontos de acesso Wi-Fi públicos nem sempre é possível. Todos já passaram por situações em que se deve ficar online por algum motivo. E, ao fazer isso, todos os nossos dados confidenciais estão sendo compartilhados com todos usando o mesmo ponto de acesso.

Todas as suas senhas, mensagens, e-mails, dados bancários, fotos, localizações, etc., ficam visíveis e facilmente acessíveis.

Se não for possível ficar longe de pontos de acesso Wi-Fi públicos, existe uma solução – instalar o aplicativo VPN mencionado anteriormente em seu dispositivo inteligente. Só assim você conseguirá preservar certo anonimato.

Os aplicativos de mensagens que você usa devem ter criptografia de ponta a ponta

Nem é preciso dizer que a maioria dos modernos usa criptografia hoje em dia. No entanto, na maioria dos casos, o que eles estão usando é a chamada criptografia em trânsito (as mensagens são criptografadas e armazenadas em servidores). Se alguém invadir esses servidores, poderá não apenas ver as mensagens que você enviou e recebeu, mas também todos os seus dados confidenciais e informações privadas, tome cuidado com a proteção de dados.

Aplicativos como o Facebook Messenger, por exemplo, usam criptografia em trânsito. Mas, aplicativos como o WhatsApp, por outro lado, usam criptografia de ponta a ponta, que garantem uma maior proteção de dados.

Portanto, se você quiser conversar em privado, é melhor usar o último. Se você precisar usar o bate-papo do Facebook, não se preocupe, também há uma maneira de ficar longe de olhares indiscretos – basta iniciar manualmente um bate-papo secreto.

Antivírus é obrigatório

É verdade que os vírus não são tão comuns como eram há uma década, mas isso não significa que não existam mais. Se você entrar no site errado ou clicar em um link perigoso, o software malicioso pode proporcionar todos os tipos de confusão. Isso pode causar qualquer coisa, desde servir você com pop-ups irritantes até expor completamente seus dados confidenciais.

Existem muitos softwares antivírus excelentes, portanto, tire proveito deles para a sua proteção de dados. Você pode até encontrar alguns antivírus gratuitos muito bons, mas, se quiser segurança de alto nível, é melhor optar por uma versão paga. Ele pode trazer muitos benefícios na proteção do seu dispositivo inteligente e todos os dados confidenciais que você armazenou nele. No entanto, se pagar por um antivírus parece difícil, sinta-se à vontade para experimentar os testes gratuitos de 30 dias.

Isso o ajudará a tomar a melhor decisão possível ao escolher aquele que se adapta às suas necessidades específicas. Você pode até experimentar alguns deles e escolher o que mais gosta no final. O que quer que você escolha fazer, lembre-se de uma coisa: prevenção é o melhor negócio.

Se gostou do artigo sobre proteção de dados, comente! Acesse nossos cursos e meios de comunicação em:

Cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
8 de setembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa