fbpx

6 dicas para criar um bom logotipo

O CPET há algum tempo contém, em seu portfólio, a oferta de graduação técnica em Computação Gráfica. Este artigo tratará de um dos seus mais famigerados e importantes componentes que são os Logotipos ou Logomarcas.

Um logotipo pode alavancar ou prejudicar um negócio devido à forma como é usado para representar a imagem, “personalidade” e qualidade de uma empresa. Um logotipo mal elaborado pode ser prejudicial a ponto de arruinar um novo negócio antes mesmo dele decolar.

Deve-se fazer um esforço ao se elaborar uma logomarca ou mesmo desenvolvê-la, caso tenha sido contratado para isso. Há muitas coisas que se podem adicionar a um logotipo e fazer com que ele não tenha o desempenho desejado, então, a princípio, seguem-se orientações básicas para sua elaboração e desenvolvimento.

Separe as imagens do texto

Muitos logotipos comuns têm textos dentro do design; no entanto, é melhor mantê-los separados, pois isso permite que o logotipo se torne mais um ícone compartilhável. Também garanta que o texto seja claro.

Não adicione muita cor

O excesso de cores faz com que um logotipo fique poluído e também pode dificultar a transferência de um meio para outro. É melhor usar duas ou três cores para mantê-lo sóbrio.

Faça os designs iniciais em preto e branco

Haverá momentos na vida de uma empresa em que não se poderá utilizar a versão em cores do logotipo. Devido a isso, na sua concepção, é melhor garantir que ele ainda terá uma aparência elegante, mesmo em tons de cinza. Para garantir que se adapte a essa falta de cor, a impressão em preto e branco pode avaliar a aparência. Se estiver confuso ou ilegível, terá que ser retrabalhado.

Não escolher a fonte errada

A fonte é importante, pois é uma ferramenta que pode associar a marca ao logotipo. No entanto, para garantir que a fonte seja boa, certifique-se de que ela possa ser lida facilmente em diferentes mídias, em diferentes cores e tamanhos. É desejável também ter a certeza de que a fonte corresponde a outros materiais de impressão usados ​​no site ou meios outros diversos.

Estude logotipos atuais

O bom de se elaborar uma nova logomarca é que existem muitos outros negócios, marcas e empreendimentos que surgiram antes e podem servir como referências. É interessante a inspiração daqueles bem-sucedidos; e também aprender com os erros daqueles que falharam.

Todas as principais empresas mundiais têm bons logotipos, isso porque todas atendem a cinco critérios especialmente importantes. Se você pretende criar e construir uma “logo” de sucesso, a implementação dessas marcas o ajudará a criar um logotipo memorável que os clientes podem começar a associar facilmente ao produto. Essas cinco métricas são:

  • Simplicidade: os melhores logotipos são simples, limpos, nítidos e não muito complexos. Essa falta de complexidade não existe apenas para ajudar a se manter memorável e atraente, mas também é útil ao replicar o logotipo em mercadorias, pois facilita a reprodução e mantém os custos baixos;
  • Memória: bons logotipos ficam na mente e, ao se fazer o logotipo, você quer garantir que seja algo que não será facilmente esquecido;
  • Propósito: é necessário se ter a certeza de que os elementos de design estão relacionados à missão de negócios da representada (contratante) e evocam a personalidade da empresa. Um bom logotipo trará certas emoções quando as pessoas o virem;
  • Eterno: não é desejável a criação de um logotipo que possa ficar desatualizado com o tempo ou a utilização de qualquer imagem que tenha potencial para se tornar controversa. É importante evitar referência a eventos atuais ou tecnologia. Alguns exemplos de alterações de logotipos incluem aqueles devido ao clamor público, o que não é interessante à marca;
  • Versatilidade: os melhores logotipos garantem que sejam facilmente transferíveis para diferentes mídias. Um logotipo com gradientes, sombreados e linhas finas pode parecer ótimo digitalmente, mas terá dificuldade em ter uma boa aparência na impressão ou em mercadorias como bonés e camisetas. Certifique-se de que o logotipo fique bem em qualquer lugar que precise estar.

A cor é importante

O esquema de cores do logotipo é vital, pois a cor é a ferramenta mais poderosa que os designers têm para impor as emoções e reações desejadas a uma marca. Há um motivo para o logotipo do Twitter ser azul e o do Target ser vermelho.

Isso se resume à ciência da psicologia das cores e é basicamente o conceito de como as cores diferentes nos fazem sentir. Portanto, ao escolher uma cor para o seu logotipo, pense em como ele muda a forma como você o percebe e quais emoções ele evoca. Uma boa técnica para decidir sua cor é criar um documento com várias opções de cores para que você possa comparar os logotipos e descobrir qual deles combina com você.

A lista a seguir é uma visão geral simples do que algumas das cores mais populares são usadas para representar. No entanto, é importante saber que a cor vai ainda mais fundo do que os exemplos dados, e o emparelhamento de cores pode mudar completamente o significado subconsciente do seu logotipo.

Vermelho

O vermelho está fortemente associado ao entusiasmo, por isso é usado por muitas marcas que querem chamar a sua atenção. Ele também tem associações menores com paixão, energia, ação e perigo, o que o torna perfeito para empresas de brinquedos e parques temáticos. Além disso, o vermelho também estimula o apetite, razão pela qual muitos restaurantes usam paredes vermelhas para estimular os clientes a comer mais.

É também por isso que marcas de alimentos e bebidas como Coca-Cola e McDonalds também usam vermelho. O vermelho é uma cor intensa e é uma das primeiras que atraem os olhos, o que a torna uma cor excelente para uma frase de chamariz (como um botão peça agora ou um ícone de venda em um site).

Amarelo

O amarelo está mais associado à felicidade, positividade e otimismo e pode ser uma ótima maneira de fazer uma marca parecer mais positiva. Também é frequentemente usado com marcas de luxo como Ferrari para encorajar as pessoas a comprarem seus produtos, já que a adequação do logotipo sugere que os clientes ficarão mais felizes com este veículo.

Laranja

Laranja é muito usada para marcas criativas, pois representa criatividade, entusiasmo e sucesso. É considerada uma cor lúdica, por isso combina muito bem com marcas como o canal de desenhos animados infantis Nickelodeon. Também é usado frequentemente para escolas ou espaços educacionais, pois incentiva mais atividade cerebral do que qualquer outra cor.

Verde

Verde tem fortes conexões com a natureza, paz e saúde, mas também está fortemente associado a dinheiro e finanças. Isso o torna uma boa cor para adicionar às marcas de fitness. É também uma cor relaxante, pois é a mais fácil para os nossos olhos verem, o que significa que pode ficar bem em spas ou mesmo em agências de viagens.

Azul

O azul é uma das cores mais usadas online, especialmente nas redes sociais. Facebook, Twitter, LinkedIn e até mesmo o antigo MySpace usaram o azul em sua marca e layout de site. O motivo é simples: o azul é uma cor que evoca um sentimento de confiabilidade e estabilidade – coisas que os sites de mídia social estão desesperados para retratar em sua marca.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
9 de setembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa