fbpx

6 benefícios do curso técnico para a educação

Você está procurando uma maneira de aumentar seu salário, avançar em sua carreira, ou mudar de carreira? Então você deve ler este artigo para conhecer os benefícios do curso técnico que podem lhe ajudar em sua busca!

No mercado atual, onde a concorrência é feroz e o desemprego está em alta, a valorização de seu currículo é fundamental. Esta diferença pode estar em sua formação; afinal, ter uma qualificação é uma ótima maneira de se destacar da multidão durante uma entrevista.

Então, acompanhe este texto para você aprender o que é um curso técnico, como o mercado de trabalho vê esses cursos e quais são os benefícios do curso técnico que podem contribuir para sua formação.

Boa leitura!

O que é um curso técnico?

Um curso técnico é um tipo de programa educacional no Brasil que visa preparar e qualificar profissionais para o trabalho no mercado de trabalho. É um curso de nível médio que pode ser realizado simultaneamente ao ensino médio ou após seu término, e os alunos devem ter pelo menos 16 anos de idade para se matricular.

Aliás, acesse o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do MEC (Ministério da Educação e Cultura) para saber mais sobre os cursos existentes e acesse a área de curso técnicos do CPET.

O mercado de trabalho para o curso técnico

Como todo empresário, empregador e gerente diz: no mercado de trabalho há uma falta de qualificações. Ter um curso técnico em seu currículo com certeza é um dos principais benefícios do curso técnico.

Portanto, não é surpresa que o mercado esteja amplamente aberto para aqueles que seguem este tipo de curso. Milhares de cargos técnicos estão esperando por profissionais qualificados para preencher.

Apostar no treinamento técnico é uma boa opção para aqueles que procuram esta abertura de emprego de sonho em uma economia que depende constantemente de trabalhadores treinados.

Não só isso, habilidades para aqueles que querem buscar novas promoções e aumentos salariais são essenciais.

Dessa forma, um dos benefícios do curso técnico é realizar um investimento na carreira e no futuro.

6 benefícios do curso técnico para a educação

cONFIRA OS PRINCIPAIS benefícios do curso técnico

Muitas pessoas aspiram a ter uma profissão em vez de apenas um emprego. É possível também combinar um bom salário e a satisfação de fazer algo que você gosta no trabalho, e fazer um curso técnico pode ajudá-lo a atingir este objetivo.

E, além do fato de que os profissionais técnicos são muito requisitados no mercado de trabalho, existem alguns outros benefícios do curso técnico para escolher este tipo de carreira.

  1. Um curto espaço de tempo

Não faz diferença se você está procurando seu primeiro emprego, se quer avançar em sua posição atual ou se quer mudar completamente de carreira. Naturalmente, você não quer passar muito tempo sem ver mudanças em sua vida.

Este tipo de curso é ideal para você porque, enquanto um curso de graduação normalmente dura de três a seis anos, um programa técnico pode durar meses ou até dois anos. Você poderá entrar no mercado de trabalho mais rapidamente como resultado disso.

  1. O investimento financeiro é reduzido

Muitas pessoas acham difícil investir uma quantia significativa de dinheiro em um curso, e um dos benefícios do curso técnico é que ele pode ser uma boa maneira de economizar dinheiro.

Não apenas as taxas para estes cursos são geralmente mais baixas do que para os cursos de graduação, mas o valor total gasto em sua educação também é menor porque são de menor duração.

  1. Maiores salários

Se você está procurando um emprego melhor, você deve saber que um dos principais benefícios do curso técnico é que um profissional com um curso técnico pode ganhar até 30% mais do que alguém na mesma área que não tem um, ou mesmo alguém que trabalha em empregos que não exigem isso.

Por isso, se você busca melhores salários, considere esse como um grande benefícios do curso técnico.

  1. Conteúdo prático

Outros dos principais benefícios do curso técnico é que eles também têm a vantagem de serem mais práticos do que os cursos de ensino superior. Enquanto o currículo de um curso de graduação é mais amplo e teórico, o currículo de um curso técnico é mais focado e prático.

Devido a esta especialização em um campo particular, o conteúdo pode ser estudado em maior profundidade. Alguns cursos exigem um estágio supervisionado, o que permite aos estudantes experimentar as operações do dia-a-dia da profissão antes de se formar.

  1. Empregabilidade

A realização de um curso técnico também melhorará sua empregabilidade. Aproximadamente 70% dos profissionais recém-formados encontram trabalho em sua área dentro de um ano após a formatura.

  1. Validade reconhecida

Uma das razões pelas quais a desconfiança no ensino à distância foi causada foi a potencial não equivalência do curso ao modo presencial.

Este cenário mudou e os cursos presenciais não presenciais estão sendo cada vez mais respeitados pelo Ministério da Educação como cursos presenciais (MEC).

As instituições educacionais são rigorosamente avaliadas a fim de receber esta certificação MEC. Neste processo, são analisados: o currículo do curso, recursos pedagógicos, currículo dos professores, infraestrutura física e recursos tecnológicos, entre outros.

Deve-se observar que, após a aprovação do MEC, um diploma de ensino à distância é considerado como equivalente a um diploma de sala de aula. O estudante terá, portanto, a certeza de que o documento é válido em qualquer lugar do Brasil.

Por que é importante procurar por uma instituição de ensino de qualidade?

Por que é importante procurar por uma instituição de ensino de qualidade é um dos benefícios do curso técnico

A busca de uma boa instituição de ensino de qualidade como a CPET é a essencial para que você não fique preso, perca dinheiro e se aborreça.

Antes de tudo, verifique se a MEC reconhece os cursos oferecidos por aquela escola. Isto é importante para a validade e reconhecimento de seu certificado, e não é apenas um curso que não tem valor no mercado de trabalho.

Descubra se os professores são professores qualificados e experientes para garantir que o curso seja bom.

As escolas que se preocupam com bons cursos garantem que você terá a habilidade e a segurança necessárias quando se trata de exercer sua profissão.

Como você pode ver, existem diversos benefícios do curso técnico e esta modalidade oferece muitas vantagens. Muitos jovens deixam de estudar porque têm que trabalhar depois do ensino médio. Isto, entretanto, faz com que eles estagnem profissionalmente.

Os benefícios do curso técnico são inúmeros e oferecem a oportunidade de realização pessoal e profissional. Se você quer mais e melhores empregos, ou apenas quer crescer em sua carreira, escolha um curso que se encaixe em seu perfil e comece a mudar sua vida!

Agora cabe a você decidir! Tire um momento para dar uma olhada nos cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
11 de dezembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa