fbpx

5 problemas enfrentados por professores

A educação à distância já se tornava uma realidade mais comum no Brasil há alguns anos. Se a motivação para a mudança para a educação a distância se deu inicialmente pelas problemas enfrentados por professores para fazer o curso presencial, as medidas legais do MEC e a necessidade de isolamento social consolidaram a educação a distância.

5 problemas enfrentados por professores

  1. Aprender uma nova maneira de expor
  2. Compreenda as adaptações e adversidades individuais
  3. Encontre uma plataforma de alta qualidade
  4. Lidar com problemas de conexão 
  5. Interação com os alunos

Uma plataforma confiável é essencial, assim como um alinhamento pedagógico claro e uma equipe preparada para um novo método de ensino. As instituições devem oferecer educação de qualidade para ter sucesso no mercado brasileiro de educação a distância. Também é importante transformar o ambiente virtual de aprendizagem para reter mais alunos.

Os problemas enfrentados por professores no EAD são muitos por conta dessas mudanças. Este artigo contém dicas e truques para tornar as aulas dos professores mais envolventes para os alunos. 

Dê uma olhada!

1. Aprender uma nova maneira de expor

Você pode contar com movimento, quadro branco e elementos físicos para apresentação. Este é um elemento valioso para exposições nas áreas de biologia, engenharia e saúde. Não ter esses materiais para as aulas é uma dos grandes problemas enfrentados por professores. Os professores devem aprender como superar obstáculos e encontrar uma nova maneira de ensinar. Eles também devem prestar mais atenção às características da plataforma. 

É importante não apenas fornecer slides, mas também oferecer suporte a e-books ou vídeos

Isso garantirá que os alunos estejam mais focados e proporcionará uma experiência de aprendizado consistente.

2. Compreenda as adaptações e adversidades individuais

Temos níveis mais baixos de adversidade quando trazemos os alunos para a sala de aula. Não importa se alguns alunos trabalham o dia todo e outros estão focados no aprendizado da faculdade. Mas é o mesmo ambiente para todos.

Há muitos problemas enfrentados por professores a serem considerados quando você aborda o aprendizado online, especialmente em circunstâncias de emergência. Alguns alunos não têm os dispositivos certos para permitir que eles acompanhem as aulas sem problemas.

Os alunos que não têm seu próprio escritório em casa tendem a ser interrompidos durante as aulas. Outros dividem seu espaço com crianças e outras pessoas que não entendem a necessidade de atenção.

A heterogeneidade e variedade de serviços de Internet é outro motivo. Isso é algo que os profissionais de ensino devem estar atentos e podem identificar formas de evitar os piores casos sem ter que remover aqueles com maiores dificuldades.

Quando o professor percebe essas diferenças, ele fica mais paciente e não precisa de abertura de microfone ou de exercícios que usem recursos técnicos que os alunos não têm no momento.

3. Encontre uma plataforma de alta qualidade

Os alunos já enfrentam os desafios que vêm com a situação, por isso é importante limitar os contratempos. É fundamental que as instituições de ensino optem por uma plataforma de alta qualidade, que proporcione a estabilidade necessária para a realização das aulas.

O curso online e a plataforma de aprendizagem remota devem fornecer ferramentas essenciais para os problemas enfrentados por professores, como:

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que permite aos alunos o acesso às aulas gravadas e ao vivo. Eles devem ser fáceis de usar e acessíveis a partir de qualquer dispositivo.
  • Bate-papos e fóruns – são ambientes onde os alunos podem interagir uns com os outros sobre o conteúdo da aula e se comunicar com seus professores. Isso é algo natural nas interações face a face. É útil porque os alunos podem retomar a conversa mais tarde.
  • A plataforma deve ser capaz de deixar a lição gravada para referência futura. Isso ocorre porque muitos alunos não podem estar presentes no momento por diferentes razões. Ou experimentam instabilidade de conexão e precisam retornar mais tarde.
  • Espaço da biblioteca para envio de material de apoio. O acesso ao conteúdo pode ser facilitado quando há funcionalidade nativa. Em alguns casos, no entanto, as instituições podem resolver o problema hospedando material em outros lugares, como o Google Drive.
  • Um dos problemas enfrentados por professores são Processos de avaliação para realizar testes, testes e avaliações a fim de acompanhar o progresso do aluno e testar o aprendizado.

4. Problemas enfrentados por professores: Lidar com problemas de conexão 

Esta é uma das questões mais difíceis para as aulas online, principalmente por parte dos problemas enfrentados por professores. O professor deve ser capaz de ajudar os alunos com problemas de conexão. Porém, interrupções no processo de ensino podem fazer com que o professor falhe.

Portanto, é essencial que os professores tenham acesso à internet de alta qualidade. Isso é crucial em um ambiente frágil de isolamento, pois alguns provedores de Internet não podem fornecer o suporte de largura de banda necessário durante os horários de pico. Isso pode levar a interrupções e gargalos.

Isso porque a maioria das aulas é ministrada durante esse período, já que é pós-trabalho para muitas pessoas.

A instituição deve estar atenta às questões relativas à internet para escolas e residências, para que possam dar suporte para professores ministrarem aulas online.

5. Interação com os alunos

O EAD tem seus desafios como a pouca interação com os alunos. No entanto, é possível melhorar a interação do aluno. e esse é um dos problemas enfrentados por professores. Muitos cursos, ferramentas e plataformas oferecem salas de chat e fóruns de discussão que podem aumentar a interação do aluno. 

A educação online também requer avaliações, cronogramas e testes. Os alunos têm a oportunidade de falar com os professores e obter respostas para suas perguntas rapidamente.

Defina um limite de tempo para responder a perguntas ou e-mails. Incentive outros alunos a ajudá-lo com suas perguntas. Isso aumentará a interação e gerará discussões interessantes.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida sobre os problemas enfrentados por professores? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
4 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa