fbpx

5 fatores que afetam a motivação

Todos nós precisamos de incentivo para seguir em frente com nossos objetivos. Isso é conhecido como motivação. E, isso envolve fenômenos emocionais, biológicos e sociais. É essencial que você esteja ciente dos hábitos negativos que podem prejudicar sua produtividade no trabalho e conhecendo os 5 fatores que afetam a motivação, você pode torna-lo mais agradável.

Dito isso, veja logo abaixo fatores que afetam a motivação atualmente.

Boa leitura!

Antes de mais nada, o que é motivação?

o QUE SÃO OS fatores que afetam a motivação

A motivação é um sentimento que motiva as pessoas a agirem para alcançar seus objetivos. Além disso, a motivação é um fenômeno emocional, biológico e social responsável por motivar e manter comportamentos relacionados ao alcance e promoção de metas.

Aliás, a motivação é o que motiva as pessoas a fazerem o seu melhor e alcançarem os seus objetivos. Às vezes, eles até “passam por cima” dos outros. A psicologia está muito interessada em motivação. Isso nos ajuda a entender por que as pessoas se comportam dessa maneira, como podemos nos motivar e o que fazer quando não estamos motivados.

Em certos tratamentos psicológicos, os fatores que afetam a motivação podem interferir muito e a motivação é medida para determinar se um indivíduo está disposto a iniciar um tratamento. Outra coisa, a motivação é um elemento chave no desenvolvimento humano. É difícil concluir certas tarefas se você não estiver motivado. A motivação é essencial para estudar, praticar exercícios e trabalhar.

Uma força interna pode ser usada para deixar de utilizar os fatores que afetam a motivação. Também conhecida como automotivação ou motivação intrínseca, é a habilidade de cada pessoa em motivar a si mesma ou a outras pessoas.

A motivação extrínseca também pode ser gerada pelo ambiente na vida da pessoa. E, o que acontece na vida da pessoa afeta sua motivação. Além disso, o Maslow e McClelland foram os pioneiros das teorias da motivação na psicologia. Maslow afirmou que a motivação é quando se atende às suas necessidades básicas.

Aliás, isso inclui autor realização e autoestima, bem como necessidades fisiológicas e de segurança. McClelland, no entanto, identificou três necessidades motivacionais essenciais: poder, afiliação e realização.

Entenda agora os 5 fatores que afetam a motivação atualmente

Entenda agora os 5 fatores que afetam a motivação atualmente

1. Perfeccionismo

O primeiro dos fatores que afetam a motivação é o perfeccionismo, embora possa soar como um traço de personalidade fascinante, pode ter um impacto significativo no desempenho da sua empresa. Os perfeccionistas podem ficar desmotivados quando precisam revisar projetos e esperar que eles sejam entregues.

Ao passo que essas pessoas geralmente estão insatisfeitas ou inseguras sobre seu trabalho. Aliás, isso pode ser evitado aprendendo a relaxar, a aceitar que os erros são inevitáveis, a aprender com eles e a trabalhar mais para corrigi-los.

2. Reduza o estresse

Muitos brasileiros estão sujeitos ao estresse e esse é um dos fatores que afetam a motivação. O estresse é resultado de pequenos problemas que se acumulam no dia a dia. Eles são causados ​​principalmente por estresse no trabalho. As consequências são muitas, como nervosismo, desgaste corporal e mental, problemas de produtividade, problemas corporais e falta de motivação.

É impossível eliminar completamente a ansiedade de sua vida, mas existem maneiras de reduzi-la gradualmente. Sugere-se que você tente mudar sua rotina, dedique-se a um hobby e viaje o máximo que puder.

Você também deve tentar resolver os problemas lentamente e não se preocupar com o longo prazo.

3. Negatividade

Pessoas negativas são piores do que pessoas otimistas. É pior se você tiver esse pensamento em sua cabeça. A energia positiva é uma fonte de energia positiva. Isso permite que você tenha um alto nível de motivação.

O pensamento negativo e o contato constante com pessoas negativas podem fazer com que você perca suas vibrações positivas, o que pode ser muito prejudicial para sua vida profissional e pessoal, se tornando mais um dos fatores que afetam a motivação.

Quando você sentir tensão ou emoções negativas, é melhor ser positivo. Mantenha a calma e não deixe o desespero tomar conta.

4. Preguiça

Reconhecer que você fez um ótimo trabalho pode aumentar sua motivação no local de trabalho. Além disso, você pode lutar contra a vontade de desistir quando se deparar com situações desafiadoras ou excessivamente regulamentadas, esforçando-se ainda mais.

Dessa forma, você deve gostar do seu trabalho e sentir-se satisfeito. Isso o ajudará a se sentir mais produtivo e a eliminar a preguiça, que é um dos fatores que afetam a motivação.

5. Impaciência

Perceba que você não pode alcançar grandes resultados durante a noite. As pessoas bem-sucedidas dedicam seu tempo para concluir seus projetos de vida e alcançar o sucesso que desejam.

Há muito o que fazer, por isso é importante manter os olhos no prêmio. Você perderá a paciência se se apressar e abandonar seus planos. Isso pode causar frustração.

Aliás, para atingir seus objetivos, mantenha o foco. Além disso, você se sentirá mais motivado se definir metas.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
2 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa