fbpx

5 Erros ao Fazer uma Transição de Carreira

A mudança de emprego ou a transição de carreira tem se tornado mais típica na vida dos profissionais, especialmente aqueles mais jovens. Esse exemplo mais antigo, que veio de pais e avós que permaneceram na mesma empresa por anos sem mudar de emprego, finalmente desapareceu. Profissões que evoluíram como resultado dos avanços tecnológicos prepararam o caminho para que a transição de carreira se torne mais comum nos últimos anos.

5 Erros ao Fazer uma Transição de Carreira

  • Não fazer planejamento
  • Não ter reservas de dinheiro
  • Não ser paciente e esperar o “momento apropriado”
  • Não procurar informações
  • Não se concentre apenas no que você quer

As transição de carreira não são mais um tabu, e agora há até mesmo aqueles especializados em descobrir o que a próxima geração quer. Dicas e instruções para pessoas que desejam tentar algo novo também ficaram mais acessíveis.

Começar um novo trabalho e realizar a transição de carreira tornou-se tão prevalente que muitos indivíduos agora desempenham muitas funções ou áreas de especialização online, por exemplo, em suas redes sociais.

Se você quer conhecer 5 erros que você pode estar cometendo ao fazer uma transição de carreira, continue a leitura!

1. Não fazer planejamento

Organizar um passo a passo é crucial para evitar a preocupação com o que fazer, seja uma pequena ou grande mudança no desempenho. Desenhar a rota permite que você veja rapidamente onde você está em sua transição de carreira e para onde deseja ir.

Também ajuda a compreender como as habilidades existentes do profissional podem ser usadas para os novos caminhos que se deseja seguir.

Colocar essa estrada no papel e vê-la se transformar em algo consciente sem comprometer fases críticas de preparação.

2. Não ter reservas de dinheiro

Fazer uma transição de carreira muitas vezes requer ter dinheiro suficiente guardado para permitir que o profissional comece de novo em um novo campo.

Se você quer tentar algo completamente diferente, ter essa garantia de segurança financeira para pagar as contas até que você se estabeleça em seu novo emprego é fundamental para começar sua carreira em paz e se concentrar em novas tarefas.

3. Não ser paciente e esperar o “momento apropriado”

Não ser paciente e esperar o momento apropriado para a transição de carreira

As pessoas que querem fazer a transição de carreira e há muito tempo estão esperando pelo “momento perfeito”, que nunca chega. É ingênuo acreditar que tudo será estruturado, resolvido e determinado antes de fazer um movimento em algum momento da carreira.

Como resultado, ter um plano o tira da sua zona de conforto sem privá-lo de sua liberdade eternamente, o que causa maior infelicidade no profissional que já está em busca de novos desafios.

4. Não procurar informações

É importante fazer pesquisas sobre o novo campo de empreitada para que você não cometa o erro de idealizar o assunto para o qual deseja ir. Reúna pesquisas e fale com pessoas que estão fazendo o trabalho que você deseja.

É fundamental ter uma melhor compreensão de como os procedimentos funcionam na nova profissão para fazer uma transição de carreira de forma mais eficaz. Conhecer coisas como remuneração, grandes corporações, horas de trabalho e velocidade de promoção melhora a precisão e a segurança do tráfego.

5. Não se concentre apenas no que você quer

Algumas pessoas declaram que desejam fazer uma transição de carreira e, como resultado, suas vidas, mas a ação raramente acontece. Fazer uma mudança profissional precisa de atenção, determinação, pesquisa e desejo de crescer. Para evitar sucumbir aos primeiros problemas, você também deve ser dedicado a si mesmo.

Além disso, fazer esse tipo de transformação pode precisar de turnos extras, tempo de lazer anterior e até mesmo deixar de lado a compra ou consumo de alguns itens, a fim de se concentrar em investimentos pessoais e uma base financeira que garantirá fôlego na nova viagem.

Ora, isso porque mudar de ocupação também é uma prática de autoconsciência.

O que você achou desse post? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
28 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa