fbpx

5 dicas para se tornar imune ao desemprego

Você acha que é impossível se tornar imune ao desemprego? Preparamos 5 dicas para você acompanhar e aumentar suas chances!

O desemprego costuma amedrontar muita gente, principalmente pelo medo de se perder a única fonte de renda de uma hora para a outra. Esse medo é perfeitamente compreensível, mas existe uma coisa que não costuma ser considerada nessa história e que pode mudar completamente a forma como enxergamos essa situação.

Até porque, nesse caso, podemos te dizer com total convicção: você pode se tornar completamente imune ao desemprego caso siga um conjunto de ações específicas. Na verdade, tudo o que você precisa fazer é seguir uma única dica que daremos a seguir. Confira:

Desenvolva novas habilidades para se tornar imune ao desemprego

A dica que podemos lhe dar é uma só: desenvolva novas habilidades constantemente até que você consiga se tornar um profissional único dentro do mercado. Parece ser pouca coisa, mas não é. Estamos falando de um processo que pode ter uma duração variada entre alguns meses ou até mesmo anos de esforço.

Desenvolver novas habilidades pouco a pouco faz com que sua estadia dentro de uma empresa seja mais necessária, tanto pela qualidade do seu trabalho como também pela sua importância. Esse fator pode te tornar imune ao desemprego. 

Do mesmo modo, algumas habilidades podem ser utilizadas ao seu favor para que o desemprego se torne mais improvável, mesmo que elas não tenham nada a ver com o seu trabalho — tecnicamente falando.

Claro, pode ser um pouco complicado para você entender quais habilidades deve desenvolver, principalmente pela falta de informações sobre o que o mercado deseja, então a seguir nós vamos te explicar quais são essas habilidades que você deve ter para ser imune ao desemprego. Veja:

1- Aprenda a aprender e a desaprender

Muitas pessoas possuem uma certa dificuldade para aprender um pouco mais sobre determinada área, principalmente porque não possuem um método de estudos verdadeiramente eficaz.Bem, esse pode ser o seu caso — e caso seja — saiba que esse “defeito” pode ser corrigido rapidamente. De fato, tudo o que você precisa fazer é tentar diferentes métodos de estudo e aprendizagem até que seja capaz de se desenvolver plenamente com pelo menos um deles.

Também é muito importante que você desenvolva a capacidade de aprender a desaprender,  pois é ela quem fará com que você consiga se livrar de conhecimentos, métodos e conceitos ultrapassados para o mercado, abrindo espaço para novos aprendizados e um crescimento ainda maior.

2- Desenvolva sua inteligência emocional

A inteligência emocional é considerada atualmente por muitas empresas como uma habilidade fundamental para qualquer colaborador. Aliás, ela é inclusive mais relevante do que qualquer outra habilidade, segundo especialistas.

Afinal, é por meio da inteligência emocional que passa a ser possível obter diversos resultados profissionais, pois é ela quem te dá a capacidade de avaliar melhor as situações, tomar decisões mais inteligentes, se desenvolver mais rapidamente, entre outras coisas.

Infelizmente, não existe um grande segredo para desenvolver a sua inteligência emocional. No fim das contas, é uma batalha de você contra si mesmo que precisa ser travada forçosamente todos os dias.

3- Adquira habilidades únicas

Você sabe porque materiais como o ouro e o diamante são extremamente valorizados? Bem, embora existam fatores como a dureza, resistência e alguns outros, a grande valorização deles se dá por conta da sua escassez.

Do mesmo modo, a valorização de profissionais se dá por meio da escassez. Quanto menor é a oferta de uma mão-de-obra qualificada maior é o preço que uma empresa estará disposta a pagar para contar com aquele colaborador.

Logo, é sua responsabilidade adquirir habilidades únicas ao longo do tempo, pois é isso que te fará se tornar um profissional ainda mais desejado, tornando-o de certa forma imune ao desemprego e deixando o desemprego como um simples pesadelo distante.

Uma ótima forma de fazer isso é por meio do CPET, que oferece cursos técnicos com um ótimo custo-benefício. Visite o site da plataforma e confira!

4- Crie um bom relacionamento dentro da sua empresa

Desenvolver uma boa relação com as pessoas da sua empresa acaba tornando a sua demissão inviável pelos mais variados fatores. Primeiramente, ninguém quer fazer isso com alguém cujo carinho é muito grande.

Além disso, se você mantém um bom relacionamento com todos, acaba sendo uma peça-chave para várias situações que exigem um toque mais humano. Ou seja, de certo modo, a empresa acaba se tornando refém da sua capacidade de tornar o ambiente de trabalho mais leve e prazeroso.

5- Crie um bom relacionamento fora da sua empresa

Com um bom Networking as chances de que você fique imune ao desemprego são muito pequenas, pois mesmo que o seu desligamento ocorra por algum motivo, não vão faltar novas oportunidades dentro do mercado.

Portanto, visite eventos, vá a feiras, entre em contato com outros profissionais e crie uma ampla linha de contato. Isso fará com que você cresça muito profissionalmente devido a troca de experiências, além de obviamente garantir a sua segurança devido a possibilidade que essas conexões geram de se conseguir um emprego rapidamente.

Então, siga essas dicas e garanta uma boa chance de estar imune ao desemprego.

Deixe o seu comentário para que possamos te ajudar!

Ficou com alguma dúvida sobre as 5 dicas para se tornar imune ao desemprego? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais para mais conteúdos de como imune ao desemprego:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
10 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa