fbpx

5 dicas para quem quer se profissionalizar

Você quer se profissionalizar em uma área e se tornar um profissional altamente desejado por todas as empresas? Pois bem, esse conteúdo foi feito justamente para você.

Nele nós vamos te mostrar 5 dicas incríveis que vão te ajudar a ter uma ascensão meteórica na sua carreira, alcançando posições de respeito e de alto retorno financeiro em um tempo recorde.

Tudo o que você precisa fazer é criar o compromisso de seguir à risca cada uma dessas dicas, ok? Então vamos direto para o nosso conteúdo, começando pela nossa primeira dica:

Tenha foco

Quando o assunto é se profissionalizar, você precisa ter muito foco naquilo que quer. Simplesmente não há espaço para cair na síndrome do aprendedor, que é aquela pessoa que está sempre querendo aprender algo novo sobre os mais variados assuntos.

É importantíssimo que você sempre tenha definido previamente quais são os assuntos que você quer aprender naquele ano, como quer se capacitar, o que vai fazer para isso e como esse novo conhecimento se relaciona com o seu trabalho atual ou com o que você deseja.

Se você dedicar 1 ano para cada nova habilidade, em 10 anos você já será um profissional super completo, com uma expertise gigantesca em várias áreas, sendo muito acima da grande maioria dos seus concorrentes dentro do mercado de trabalho.

Então se você quer se profissionalizar, lembre-se sempre disso: foco é a palavra-chave!

Dê um passo de cada vez

A vontade de se capacitar é geralmente muito grande, mas ela acaba trazendo um problema sério: o desejo de aprender várias coisas simultaneamente, seja investindo em múltiplos cursos técnicos, cursos online, mentorias, treinamentos, etc.

Claro, todas essas formas de aprendizado são ótimas. Não estamos aqui para avaliar qual delas é melhor para a sua profissionalização. Mas uma coisa é certa: você simplesmente não consegue obter ótimos resultados querendo fazer tudo ao mesmo tempo.

Dê um passo de cada vez: se você quer aprender uma habilidade, faça um curso depois do outro. Estude primeiro uma coisa, depois vá para a outra. Isso é algo básico que as pessoas muitas vezes acabam esquecendo.

Lembre-se de que esse desejo de aprender várias coisas ao mesmo tempo geralmente está ligado à necessidade de conseguir alcançar determinados objetivos mais rápidos. Só que não existem atalhos no mercado de trabalho.

Ao querer dar o passo maior do que a sua perna, a chance é de que você acabe se prejudicando.

Procure por pessoas que sabem mais do que você

Se você estiver fazendo o que falamos até agora, certamente será uma questão de tempo para conseguir um emprego em uma empresa que te ofereça ótimas condições de crescimento. Até aí tudo bem, certo?

Mas só isso dificilmente vai ser o suficiente para que você consiga se profissionalizar da maneira que deseja. Claro, a empresa vai te dar a possibilidade de exercer uma atividade todos os dias e isso vai te fazer evoluir, mas ainda falta algo.

No caso, esse algo é a experiência de alguém que já trilhou o caminho pelo qual você está passando. Imagine só, ao se juntar a uma pessoa mais experiente você pode aprender tudo o que ela sabe e dar um grande salto em termos de conhecimento.

Não é exagero pensar que o convívio com uma ou mais pessoas que tenham esse perfil pode fazer com que você consiga economizar alguns anos de estudo. Portanto, a sua responsabilidade é procurar por essas pessoas e se juntar a elas, pois o aprendizado que elas podem te proporcionar é crucial para a sua profissionalização.

Pratique ao máximo

A prática aliada a todos os fatores citados aqui pode te ajudar muito, principalmente no longo prazo. Sim, o estudo em si tem um grande grau de importância para a sua profissionalização e nós inclusive vamos falar um pouco mais sobre isso a seguir, mas não dá para negar:

Existem algumas coisas que você só vai conseguir vivenciar na prática, pois estão atreladas as coisas do dia a dia e a situações específicas que nem sempre são ensinadas em uma sala de aula.

Por isso é muito importante que você se comprometa a praticar ao máximo, não somente no seu trabalho mas também no seu tempo livre. Quanto mais você se dedicar a isso, maiores serão os seus resultados profissionais.

Estude muito

Por fim, dedique-se a estudar cada vez mais. Não se contente em saber apenas o que todo mundo já sabe. Procure por conhecimentos mais densos e evolua constantemente.

Graças ao estudo você poderá se profissionalizar mais, se distanciando da mão-de-obra menos qualificada, se tornando capaz de obter ótimas vagas de emprego.

Ah, se você não sabe por onde começar a estudar, sugerimos que visite o CPET, que é uma das maiores redes de cursos técnicos do Brasil. Lá você poderá ter um ótimo aprendizado sobre a profissão que mais te agrada por um custo-benefício incrível! Vale a pena conferir!

Ficou com alguma dúvida sobre as 5 dicas para quem quer se profissionalizar? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
6 de março de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa