fbpx

5 dicas para melhorar a produtividade com pouco esforço

Muitas vezes você já acabou o dia com aquela sensação de que ter feito muito mais no dia, não é mesmo? Melhorar a produtividade é uma ideia fundamental para o sucesso de qualquer tarefa que estamos fazendo seja ela profissional ou pessoal. Por isso, ela é muito discutida.

No entanto, para colocar em prática boa parte das vezes é necessário muito esforço. Em razão disso muitos se perguntam se não haverias formas de colocar ela em prática com pouco esforço. Pensando nisso, elaboramos este artigo que mostrará como melhorar a produtividade com pouco esforço.

5 dicas para melhorar a produtividade com pouco esforço

Vamos lá?

1. Comece cada dia com uma base sólida

Se você está no ramo de restaurantes, sabe que preparação significa tudo. Você precisa ter suas mesas postas, certifique-se de que a quantidade correta de alimentos está na geladeira e pré-aqueça o forno. Todo mundo sabe que o verdadeiro trabalho está na preparação.

Quer você trabalhe em uma cozinha, sala de aula ou atrás de uma mesa, a preparação é essencial para melhorar a produtividade e o sucesso.

Dormir o suficiente é uma etapa crítica na preparação para o dia. A National Sleep Foundation recomenda que os adultos tenham de sete a nove horas por noite. Mas uma boa noite de sono é mais do que mera produtividade.

A pesquisa nos diz que aqueles que não dormem o suficiente têm um risco maior de sofrer um acidente de trabalho e podem apresentar sintomas piores de depressão. Para obter um descanso adequado, pode ser necessário pensar nisso como um trabalho com suas próprias regras, tarefas e rotinas.

Primeiro, tente eliminar o estresse para melhorar a produtividade. A qualidade do seu sono é importante, mas se preocupar em ter uma boa noite de sono só será frustrante e contraproducente.

Em segundo lugar, siga um ritual regular antes de dormir, por exemplo: tomar banho, escovar os dentes, usar fio dental e se alongar.

Terceiro, desenvolva uma rotina de sono consistente: vá para a cama e acorde na mesma hora todos os dias.

2. Aumente sua produção de energia para melhorar a produtividade

Aumente sua produção de energia para melhorar a produtividade

Depois de cumprir sua rotina pré-trabalho e chegar em segurança ao escritório (talvez na sala ao lado), ainda há mais preparação. Isso geralmente não leva muito tempo para a maioria de nós.

Embora realmente não exista multitarefa, existe um meio de atingir dois objetivos ao mesmo tempo. Por exemplo, se eu operar minha mesa de esteira no ritmo certo, posso andar inconscientemente enquanto trabalho conscientemente e melhorar a produtividade.

Você pode tentar dar uma caminhada enquanto escuta uma chamada ou em pé, em vez de sentar-se enquanto participa de uma reunião, para obter um efeito semelhante.

Fazer uma quantidade moderada de exercícios que gera circulação para o cérebro permite que você seja mais focado e mentalmente produtivo, o que ajuda a melhorar a produtividade. Eu sei que isso pode soar como se você fosse uma máquina humana, mas essencialmente, é o que seu corpo é. Você tem que cuidar dessa máquina para tirar o máximo proveito dela.

É o seu maior patrimônio. Como qualquer máquina, no entanto, não exagere. Moderação é a chave para mantê-lo funcionando por toda a vida.

3. Aceite quem você é

Acredita-se que Oscar Wilde disse: “Seja você mesmo. Todo mundo está comprometido.” A coisa mais improdutiva que você pode fazer como líder é se punir por falhar ou por não aceitar quem você é.

Existem dezenas de especialistas em melhorar a produtividade que lhe dirão como viver sua vida.

Mas se você não está em condições de aprender ou se adaptar às mudanças, mesmo o melhor conselho simplesmente pode não funcionar para você.

4. Comece pelas tarefas mais difíceis 

Um dos maiores problemas do mercado de trabalho e da vida pessoal é deixar para fazer as tarefas depois, ou seja, a procrastinação. O que dificulta melhorar a produtividade.

E, claro, é bem provável que você já fez isso, especialmente, quando uma tarefa é complexa e necessita de muito tempo. No entanto, se você deseja ser mais produtivo, busque deixar de lado a procrastinação e em atividades tanto do trabalho quanto da vida pessoal comece pelas tarefas mais difíceis.

5. Não seja multitarefas 

Não seja multitarefas para melhorar a produtividade

Muitas pessoas creem que fazer muitas tarefas ao mesmo tempo é uma grande vantagem e acabando sendo um dos elementos de melhorar a produtividade, no entanto, isso tá longe da realidade.

Aliás, o nosso cérebro acaba funcionando melhor se focarmos somente uma tarefa por vez. De acordo com os especialistas, é mais importante você se dedicar 30 minutos no smartphone, outros 30 minutos realizando anotações e 30 minutos verificando sua caixa de e-mail ao invés de colocar em prática tudo simultaneamente. Dessa forma, esses 90 minutos terão resultados muitos mais produtivos.

Conclusão

Tenho certeza de que você leu muitas dicas para melhorar a produtividade neste artigo. Se você conseguiu adotar uma única dica, está muito à frente do jogo. É muito difícil mudar hábitos ou desenvolver novos.

Mas se você pretende progredir em uma ou em algumas pequenas áreas por vez, pode se preparar para o sucesso e para melhorar a produtividade. Sendo assim, melhorar a produtividade com pouco esforço tornará um você um profissional melhor.

O que você achou desse post sobre como melhorar a produtividade? Deixe um comentário aqui compartilhando suas experiências ou dúvidas, irei adorar lhe responder! Boa sorte e até mais!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida sobre as dicas de planejamento? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
5 de julho de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa