fbpx

5 dicas para iniciar a carreira como Técnico em Informática

Se você pretende seguir uma carreira como Técnico em Informática o CPET preparou para você uma lista com 5 dicas que podem ser valiosas para o seu desenvolvimento. Confira!

5 dicas para iniciar a carreira como Técnico em Informática

  • Comece pequeno
  • Construa sua rede
  • Escolha o seu caminho
  • Construa um bom portfólio
  • Prepare-se para uma entrevista técnica

Nos dias de hoje, pode ser extremamente difícil saber que carreira seguir, não só para contemplar quais caminhos atendem aos seus interesses, mas também para garantir estabilidade em um momento tão desafiador. Uma carreira como Técnico em Informática e outras áreas relacionadas a tecnologia é, no entanto, uma escolha a ser considerada, uma vez que está em constante evolução, e essas habilidades são exigidas em uma variedade de setores, o que, por sua vez, proporciona maior segurança no emprego. A seguir, seguem-se etapas cruciais para a serem observadas para uma carreira como Técnico em Informática.

Comece pequeno

Depois de concluir que uma carreira como Técnico em Informática é algo que deseja seguir, você pode sentir o desejo de abandonar completamente seu cargo atual. No entanto, seria melhor começar devagar, para que você entenda melhor no que está se metendo.

Pode ser que uma carreira como Técnico em Informática seja completamente diferente de sua carreira atual, então, certificar-se primeiro que é algo que definitivamente seria para você é definitivamente prudente e deve ser levado em consideração.

Isso pode envolver alguns projetos autônomos relacionados ao seu emprego atual ou ajudar uma pequena empresa local com algumas tarefas para ter uma ideia do que esperar. Independentemente de ser ou não pago por seu tempo, você está aprimorando seu portfólio e experiência profissional.

Construa sua rede

Independentemente de qual carreira você escolher, é importante construir sua rede quando você está tentando entrar em qualquer setor. As pessoas que você conhece podem ter um impacto significativo em seu sucesso futuro, então você deve tentar entrar em contato com o maior número possível de profissionais para melhorar suas perspectivas.

Isso pode incluir participar de workshops e eventos de tecnologia, participar de seminários com profissionais do setor ou até mesmo fazer contato com outros profissionais conceituados na carreira como Técnico em Informática nas mídias sociais.

Continue a educação

A educação desempenha um papel importante na aceleração de sua carreira em tecnologia. Ter um diploma em seu currículo notifica o empregador de que você está equipado com as principais teorias e habilidades do setor para oferecer o serviço que eles esperam do candidato.

Ao cursar uma faculdade ou curso técnico, por exemplo, você estará aberto a uma ampla gama de carreiras, desde aquelas que menos remuneram às que mais o fazem. Em um clima tão turbulento, saber que se pode ramificar em diferentes setores permite aumentar a segurança no emprego.

Como a tecnologia está em constante mudança, você precisará se tornar um aprendiz ao longo da vida para seguir sua carreira como Técnico em Informática. Isso se deve ao fato de que “hacks” de segurança cibernética são constantemente introduzidos por fraudadores, enquanto novas formas de tecnologia estão sendo implantadas em todos os aspectos dos negócios, por isso é importante estar sempre na vanguarda para não ficar para trás. Manter-se atualizado com as notícias de tecnologia aumentará suas chances de ser contratado.

Escolha o seu caminho

Depois de ter pensado cuidadosamente sobre em qual setor de tecnologia você está mais interessado, escolha um caminho específico a seguir. É uma questão de considerar as diferentes opções e nas quais você ficaria mais satisfeito em trabalhar no dia-a-dia, e em como seguir numa carreira como Técnico em Informática.

Sua decisão não precisa ser definitiva, mas lhe dará uma ideia mais clara do que se concentrar. As opções do ramo de tecnologia são tão vastas que você pode se sentir oprimido ao ponto de sentir uma confusão, no entanto, é necessário encontrar um foco para você começar.

Ao se candidatar a cargos de trabalho pela primeira vez em uma carreira como Técnico em Informática, é fácil cair na mentalidade de querer se candidatar a todos os cargos para aumentar suas chances de ser contratado, mas isso pode levá-lo a caminhos que não atendem às suas habilidades e interesses. Antes de se candidatar, considere suas prioridades no que diz respeito à procura de emprego:

  • Quais são as habilidades que você deseja desenvolver?
  • Você deseja trabalhar no horário comercial padrão ou precisa do elemento de flexibilidade?
  • Em qual setor de tecnologia você está mais interessado?
  • Qual é a cultura ideal da sua empresa?

Construa um bom portfólio

Na carreira como Técnico em Informática, muitos empregadores esperam que os indivíduos que desejam trabalhar no ramo de tecnologia tenham um bom portfólio, portanto, é importante tentar obter o máximo de experiência de trabalho possível antes de se candidatar ao seu primeiro emprego profissional.

Um portfólio prova ao empregador que você tem algum elemento de experiência profissional para compreender e entregar as tarefas esperadas. Se você trabalhou em um grande número de projetos, priorize aqueles dos quais você tem orgulho ou paixão, pois isso tornará muito mais fácil criar uma discussão interessante durante a entrevista.

Também esteja preparado para falar sobre os desafios e soluções de cada projeto, seus processos de tomada de decisão e o que você aprendeu.

Prepare-se para uma entrevista técnica

Depois de chegar ao estágio de entrevista, é hora de iniciar o processo de preparação para iniciar sua carreira como Técnico em Informática. É provável que as perguntas que você fará sejam de base técnica e se concentrem em sistemas como, análise de dados, desenvolvimento e demais tecnologias.

Com isso em mente, convém examinar atentamente as descrições de cargos para compreender as tarefas esperadas e o que o empregador pode estar procurando em um candidato. Você pode encontrar exemplos de perguntas de entrevista online que se relacionam a setores de tecnologia específicos.

Antecipe-se a algumas respostas e isso lhe ajudará a direcionar a conversa na direção certa quando chegar a hora.

Se você está considerando uma carreira como Técnico em Informática, esperamos que este artigo tenha sido útil para orientá-lo a dar esse salto para um novo setor. Existem muitas oportunidades à sua espera, fornecendo-lhe estratégias para alcançar seus objetivos de carreira.

O CPET oferece alguns cursos técnicos na área da Informática para auxiliar profissionais que desejam mudar de carreira ou simplesmente iniciar uma. Confira as opções nos links abaixo.

Conheça-nos em cursos técnicos EAD do CPET.

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
31 de agosto de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa