fbpx

5 dicas para equilibrar o trabalho com a ansiedade

Como o COVID-19 continua a se espalhar por todo o país, nossas vidas diárias foram alteradas drasticamente. Estes são tempos desconhecidos e assustadores, e é natural – até esperado – o sentimento da ansiedade.

Para alguns, mergulhar no trabalho pode ser uma fuga bem-vinda de agentes externos. Para outros, no entanto, trabalhar pode parecer mais desafiador do que nunca. Se este for você, primeiro saiba que não há problema em se sentir distraído e sobrecarregado.

Dito isso, você ainda terá que encontrar uma maneira de resolver suas preocupações para que possa realizar suas tarefas. Ao navegar nesse desafio, considere estas estratégias para ajudá-lo a acalmar sua ansiedade e manter a produtividade.

5 dicas para equilibrar o trabalho com a ansiedade

Confira algumas orientações para uma melhor assimilação deste panorama e como melhor conviver nele.

Saiba quando desligar

Pode parecer produtivo atualizar as páginas de notícias a cada 30 minutos – você quer saber as últimas novidades sobre o que está acontecendo, é claro. No entanto, verificar constantemente o seu feed não o está ajudando a lidar com a crise nem com a sua lista de tarefas pendentes. Em vez disso, desvia sua atenção do trabalho e direciona-a para informações que provavelmente contribuem para a sua ansiedade.

Seja decisivo ao verificar as notícias. Comece com um ou dois artigos enquanto toma seu café para obter atualizações importantes. Permita-se verificar brevemente uma vez durante a tarde, no intervalo do almoço, e não novamente até que o dia de trabalho termine. O objetivo é limitar o consumo geral de mídia (especialmente quando você deveria estar trabalhando) para evitar a sobrecarga de informações.

Mas, mesmo assim, se não conseguir resistir ao impulso de se atualizar, existem ferramentas que podem ajudá-lo. Comece procurando por extensões de navegador que bloqueiam sites. Você pode criar listas dos sites que deseja evitar, e a extensão impedirá que o seu navegador abra as páginas do site dentro dos horários definidos. Existem aplicativos semelhantes, como o Forest, que o impedem de verificar esses sites em seu telefone.

Fique bem-informado

Manter-se informado pode parecer contraditório com os benefícios de desligar-se, mas não é; trata-se de colocar a qualidade acima da quantidade. Ao verificar as notícias, certifique-se de obter suas informações de fontes confiáveis. Há atualizações de sua cidade ou estado? Esses são os tipos de informações essenciais que você deve saber e obtê-los o mais próximo possível da fonte primária.

Concentre-se em fatos, e não em comentários, principalmente quando oriundos de jornalista com viés político. Quando você sabe que tem informações de alta qualidade, há menos incerteza – menos espaço para sua mente sair fazendo perguntas. Como resultado, você pode passar o dia sentindo-se mais à vontade. Além disso, ao filtrar a mídia desnecessária, será mais fácil voltar ao trabalho.

Cuide-se

Cuidar de si mesmo é sempre importante, mas em um momento em que a ansiedade está alta, torna-se essencial. Medite, almoce, dê uma caminhada ou faça exercícios. Fazer pausas ocasionais para si mesmo o ajudará a direcionar sua mente para algo novo, como apertar um botão “atualizar”. Isto pode parecer improdutivo porque você não está na frente do computador, e você pode até se sentir culpado por isso.

Comunique-se com seu chefe

Da família à educação e ao trabalho, este não é um momento normal. Portanto, é compreensível que sua produtividade possa flutuar. Se sua ansiedade no COVID-19 está se tornando debilitante, comunique suas lutas ao seu chefe.

Eles podem estar dispostos a oferecer flexibilidade para seus prazos ou até mesmo um horário de trabalho mais flexível para ajudar a aliviar alguma pressão. Se seu chefe não pode oferecer essas coisas, considere tirar um ou dois dias de folga do trabalho. O vírus pode não desaparecer nesse período, mas você pode desligar o cérebro por um tempo e, com sorte, voltar ao trabalho se sentindo mais calmo.

Obtenha ajuda profissional

Se você tentou essas estratégias e ainda não conseguiu controlar sua ansiedade, considere entrar em contato com um profissional de saúde mental. Eles são treinados para ajudar pessoas em situações como essas, para que possam orientá-lo a lidar com suas preocupações, encontrar uma sensação de calma e voltar ao trabalho.

Conclusão

Sentir-se ansioso durante a época do corona vírus é compreensível, e há milhões de profissionais em todo o país lidando com uma luta semelhante. Ao lidar com suas preocupações, seja gentil com você mesmo e tome as medidas necessárias para apoiar sua saúde mental. Assim que estiver sob melhor controle, você poderá abordar seu trabalho com maior foco e recuperar a produtividade.

Ficou com alguma dúvida sobre 5 dicas para equilibrar o trabalho com a ansiedade? Entre em contato conosco:

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
10 de setembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa