fbpx

3 Razões Para Fazer um Curso Técnico em Informática

Saiba os detalhes do curso técnico em Informática e conheça as vantagens que essa capacitação oferecer.

Você está procurando por uma formação técnica profissional, com potencial para gerar grandes oportunidades no mercado de trabalho?

Além disso, você possui interesse em trabalhar na área de computadores, tecnologia e internet?

Em um curso técnico em Informática, você vai encontrar o conteúdo necessário para se tornar um profissional qualificado e atuar em grandes empresas mesmo que você não tenha conhecimentos prévios nesse ramo de atuação.

Outra excelente maneira de atuar como profissional técnico em informática é montar seu próprio negócio oferecendo serviços e consultoria em diversas áreas de atuação.

Para saber mais sobre um curso técnico em Informática veja nesse post sobre o que é esse curso técnico, o que é ensinado na grade curricular, áreas de atuação, as vantagens e como obter o certificado profissional para começar a trabalhar o quanto antes.

O que é um curso técnico em Informática?

Um curso técnico em Informática é uma formação de nível médio capaz de gerar nos alunos as habilidades para atuar em qualquer empresa que se utiliza de tecnologia para seus processos produtivos e atuação em venda de produtos ou serviços, necessitando deste profissional para garantir o pleno funcionamento de computadores, softwares, internet, redes, intranet e funcionalidades de processo automatizados.

Como os recursos tecnológicos são diferenciais importantes na competitividade entre as empresas, contar com um profissional técnico em informática é necessário para manter o perfeito funcionamento de computadores, softwares, internet e sistemas automatizados.

Dessa forma, as empresas garantem o bom funcionamento dos seus processos tanto na produção de produtos quanto na oferta de serviços evitando perder espaço de atuação para seus concorrentes.

O profissional técnico em informática é incentivado, através do curso técnico, para estar em constante atualização, e com isso dominar toda nova tecnologia adquirida pelas empresas.

Por esse motivo, um curso técnico em Informática com uma grade de conteúdos completa e boa carga horária é fundamental para o desenvolvimento de um profissional altamente qualificado.

Para entender melhor o que é um curso técnico em Informática olhamos para sua grade curricular e o objetivo de sua estrutura formada para os alunos.

O que ensina um curso técnico em Informática?

Um curso técnico em Informática é uma formação de nível médio capaz de gerar nos alunos as habilidades para atuar na montagem e manutenção de microcomputadores, na estruturação, configuração e instalação de redes, incluindo sistemas de softwares, intranet e internet, além de outras atividades ligados a gestão, automação e armazenamento de arquivos digitais e backups.

Áreas em que o técnico de Informática pode atuar

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e para alcançar espaço em grandes empresas, o profissional deve buscar especializações para garantir uma carreira profissional com possibilidades de crescimento, além de obter conhecimento necessário para aproveitar grandes oportunidades de trabalho.

O técnico em informática é um profissional que consegue analisar e corrigir problemas relacionados com computadores, acesso à rede de internet, intranet e sistemas de softwares de gestão e modelos automatizados de sistemas.

Além disso, o profissional também atua na instalação de softwares, desenvolvimento de novos sistemas e configurações de redes.

Um técnico em informática formado em uma instituição séria e com uma boa grade curricular possui habilidades para trabalhar e exercer funções relacionadas a:

  • tecnologia da informação e comunicação;
  • sistemas operacionais;
  • conhecimentos relacionado a banco de dados;
  • programação e algoritmos;
  • ferramentas de desenvolvimento;
  • programação com HTML5, CSS, PHP e JAVA;
  • desenvolvimento e programação de sistemas e,
  • desenvolvimento e programação para mobile e responsividade.

3 Razões para fazer um curso técnico em Informática

Você ainda se pergunta por que fazer um curso técnico em Informática? Veja algumas das principais vantagens.

Com a formação feita em um curso técnico em Informática de qualidade o profissional tem uma ampla possibilidade de alcançar cargos e bons salários por sua versatilidade em uma área cada vez mais necessária dentro das empresas.

Ingresso rápido no mercado de trabalho

A vantagem de fazer um curso técnico em Informática é a rápida colocação profissional no mercado de trabalho.

Por isso, escolher um curso técnico é fundamental para obter uma especialização teórica e ao mesmo tempo muito prática e se tornar uma mão de obra qualificada que é disputada entre as empresas.

Como a tecnologia em equipamentos e softwares está em constante evolução, o profissional técnico em informática é a melhor opção para todas as empresas que desejam manter o pleno funcionamento de seus sistemas.

Portanto, ter um profissional técnico atuando na organização é garantia na redução de riscos operacionais de equipamentos e computadores para os funcionários da empresa.

Essa necessidade abre oportunidades de trabalho cada vez mais bem remuneradas.

Possibilidade de empreender com a profissão

Depois de formado, o técnico em informática pode atuar criando seu próprio negócio oferecendo serviços na área de tecnologia, consultoria para empresas e agências e trabalhar como prestador de serviços, executando atividades de manutenção.

Além disso, um bom curso técnico em Informática gera no aluno habilidade de gestão para que, depois de formado, o profissional consiga montar e gerir sua própria equipe de trabalho.

Uma boa ideia para um novo formado no curso técnico em Informática é adquirir experiências em diversas funções de trabalho nas organizações.

Depois de acumular experiências práticas num ambiente de trabalho, o profissional estará mais preparado para assumir seu próprio negócio e gerenciar pessoas na sua área de atuação.

Com isso, um profissional técnico em informática, vai desenvolver outras habilidades necessárias que estão relacionadas com trabalho em equipe, compreensão de hierarquia, entrega de serviços no prazo e maior conhecimento de ferramentas tecnológicas como sistemas operacionais.

Essa experiência vai gerar um profissional que vai conseguir atender uma demanda maior de clientes com qualidade e diversidade de serviços oferecidos.

Tempo de duração do curso técnico em Informática

Em média, um aluno consegue alcançar a formação através do curso técnico em Informática em 2 anos.

Esse tempo de curso chama a atenção, pois rapidamente uma pessoa estará habilitada para trabalhar em grandes empresas, alcançando assim, bons salários mesmo no começo da carreira profissional.

Além disso, as empresas precisam ocupar seus cargos com profissionais que tenham habilidades técnicas práticas, característica dos melhores cursos técnicos em informática.

Por esse motivo, é fundamental procurar por um curso técnico que tenha em sua grade curricular, matérias práticas aliadas a uma literatura completa para formar profissionais altamente capacitados.

Essa é a vantagem de estudar em um bom curso, mais oportunidade de emprego e bom salário para os mais qualificados.

Como obter um certificado de curso técnico em Informática?

Como obter um certificado de curso técnico em Informática

Para ter um certificado de curso técnico em Informática, é necessário concluir o curso e a carga horária proposta pela instituição de ensino, sendo aprovado em todas as avaliações.

Depois de concluir o curso, o novo profissional vai obter o seu certificado de conclusão e com isso, dar prosseguimento para ter seu registro no Conselho Federal dos Técnicos (CFT).

Para isso, é necessário estar atento à qualidade da instituição que oferece o curso técnico em Informática, que precisa atender a Portaria-SEI No 35, de 13 de fevereiro de 2019 para garantir seu reconhecimento.

Um curso técnico reconhecido legalmente é capaz de gerar um certificado de conclusão válido para todo território nacional.

Com certeza, uma profissão de nível técnico na área de informática e tecnologia é uma excelente escolha para alcançar os melhores lugares dentro de qualquer empresa no mercado de trabalho.

Ficou com alguma dúvida?

📱 Envie um WhatsApp ► //bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: //www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: //instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: //twitter.com/CpetCursos
27 de setembro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa