fbpx

08 Curiosidades sobre o curso técnico em informática

Você está procurando uma área para se qualificar? Conheça então 08 Curiosidades sobre o curso técnico em informática que podem te ajudar a escolher!

A partir de que a internet se tornou popular e se tornou uma parte indispensável da vida diária em empresas globais. Como resultado, o mercado de trabalho para profissionais técnicos em informática está expansão.

Neste artigo, reunimos algumas curiosidades para você que está pensando em fazer um curso técnico em informática.

Vamos nessa?

08 Curiosidades sobre o curso técnico em informática

1. Déficit de profissionais de informáticas no Brasil

Nos tempos, as empresas brasileiras têm investido fortemente em conectividade. Isso abre um amplo campo de trabalho para os profissionais da área. Mais do que isso, de acordo com um estudo realizado pela Cisco e IDC Brasil, já existem mais de 117.000 profissionais nesta área.

Muito mais do que capacitação, a empresa também busca profissionais com qualificação profissional nas tecnologias de pontas.

Essa é a primeira das curiosidades sobre o curso técnico em informática.

2. Computação em nuvem em expansão

A segunda curiosidades sobre o curso técnico em informática, graças ao advento do conceito de computação em nuvem, isto é, uma tecnologia que possibilita que programas, arquivos e serviços sejam acessados ​​pela internet sem a ter de instalar programas ou armazenar dados. Consequentemente, as empresas estão mais flexíveis com isso.

Logo, não é mais necessário usar o sistema da empresa apenas no computador da empresa, mas nas quatro paredes do escritório ou mesmo na casa do funcionário.

Neste momento, as pessoas podem acessá-los de qualquer dispositivo, sendo que ele tem de ter acesso internet.

Para quem trabalha com internet, esse movimento representa uma grande mudança. Assim, graças a computação em nuvem é possível agora compartilhar e acessar vários itens ao mesmo tempo pelos funcionários de empresas.

Dessa forma, eles também levam a uma criação e gerenciamento mais fáceis, bem como a desafios principalmente em termos de segurança da informação.

3. Internet das coisas

Mais e mais objetos de várias formas podem ser conectados à web. Bem, calçados, canetas, móveis e eletrodomésticos e outras coisas mais são capazes de serem conectado por meio de sensores e aplicativos dos smartphones.

Ocorre que quando existem mais objetos conectados, maior a complexidade e a segurança exigidas da internet.

Logo, para os profissionais de informática, isso é uma bênção, já que são eles que lidam com essa complexidade e, por isso, se tornam cada vez mais indispensáveis ​​no mercado de trabalho. Essa é a terceira das 8 curiosidades sobre o curso técnico em informática.

 4. Mercado de trabalho aquecido

Não importa que seja em uma crise, existem muitas perspectivas de desenvolvimento da informática.

Na verdade, todo o trabalho relacionado ao isolamento social, home office, cursos à distância e outros mais, hoje em dia, são fruto do desenvolvimento tecnológico de profissionais da informática.

5. Muitas oportunidades para atuar

AS Curiosidades sobre o curso técnico em informática ainda não terminaram. O técnico em informática ocupa posição de destaque no mercado de trabalho por se especializar em banco de dados, redes de computadores e outros mais.

Assim, sendo capazes atuar como:

  • Programador
  • Desenvolvedor
  • Suporte técnico
  • Analistas de sistema
  • Configuração e instalação de redes
  • Técnico em informática.

Por isso, no decorrer do curso técnico em informática, o aluno conhecerá e entenderá em qual área deseja trabalhar, o que lhe proporciona mais opções para buscar posições no mercado.

6. Muitas mais rápido se empregar e formar do que a graduação

Se leva de 2 a 4 anos para um aluno se formar em um curso de graduação, enquanto que se ele fosse ingressar em um curso técnico em informática (em média 2 anos para formação).

A essência do curso técnico em informática é dar mais atenção à prática, o que da mesma forma assegura bem uma contração mais rápida.

Por causa da concorrência empresarial cada vez mais acirrada, as empresas procuram profissionais bastantes qualificados, preparados para agir a qualquer momento, o que é um benefício adicional para quem é jovem e já possui formação técnica.

7. Bons salários

Outro motivo importante para a participação para fazer curso técnico em informática está relacionado à renda dos profissionais.

Numa pesquisa realizada pelo LinkedIn, 13 das 15 carreiras consideradas promissoras estão relacionadas à área de TI.

No ano de 2019, o salário médio desses profissionais é 2,6 vezes superior ao salário médio nacional.

8. Possibilidade de empreender

a última das Curiosidades sobre o curso técnico em informática é, muito mais de existir um mercado de trabalho cheio de vagas, quem opta por curso técnico em informática pode muito bem se dedicar a ele.

Crie o seu próprio negócio e atue como profissional de consultorias para pequenos negócios, forneça serviços de manutenção de equipamentos, desenvolva aplicações técnicas e outros mais.

É só uma questão de atitude, porque se trata principalmente do crescimento da demanda do mercado regional.

E aí, achou bacana este conteúdo sobre curiosidades sobre o curso técnico em informática? Deixe seu comentário, pois seu feedback é muito importante para nós!

Agora é com você! Aproveite para conferir os cursos técnicos EAD do CPET.

📱 Envie um WhatsApp ► https://bit.ly/contatoCPET ou (11) 9 6056-8891

Siga o CPET nas redes sociais:

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/tecnicoscpet
Siga nosso perfil no Instagram: https://instagram.com/cpet_cursos
Acesse nosso Twitter: https://twitter.com/CpetCursos
5 de fevereiro de 2021
PROPRIEDADE E COPYRIGHTS CPET - CENTRO DE PROFISSIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO TÉCNICA - Desenvolvido por Márcio Barbosa